Laurence Stroll, Fernando Alonso e a reviravolta com a Honda

quinta-feira, 11 de abril de 2024 às 16:35

Lawrence Stroll e Fernando Alonso

Muita gente está se perguntando como a Aston Martin conseguiu renovar com Alonso, mesmo pegando o primeiro ano da parceria da equipe com a Honda em 2026.

A verdade é que Alonso fez as pazes com a Honda e disse estar entusiasmado com a reviravolta dos japoneses desde o fracasso da McLaren em ajudar a Red Bull a dominar a Fórmula 1, Obviamente Lawrence Stroll fez o “meio de campo” entre Alonso e Honda para conseguir que a Honda aceitasse o espanhol.

A McLaren teve UP Honda em três das quatro temporadas de Alonso em sua segunda passagem por Woking, depois que ambos se juntaram à equipe em 2015, mas o relacionamento foi realmente infeliz, com Alonso rotulando infamemente sua unidade de potência como ‘motor de GP2’ em sua casa no Japão no GP de 2015.

Uma falha do motor Honda também acabou com a melhor chance de Alonso vencer a Indy500 em 2017, mas os japoneses estão tendo uma parceria maravilhosamente bem-sucedida com a Red Bull, desempenhando um papel importante em seus cinco campeonatos mundiais nas últimas três temporadas, apesar de ‘terem saído’ oficialmente da F1 depois de 2021.

Eles ‘retornam’ à Fórmula 1 sob a nova era de regulamentos a partir de 2026 e farão parceria com a Aston Martin, enquanto Alonso comprometeu seu futuro com a equipe por pelo menos mais dois anos.

“A Honda é definitivamente um fabricante que teve tanto sucesso na F1 e em todo o automobilismo, sempre foi uma empresa que respeitei”, disse Alonso à imprensa.

“Não funcionou para nós da McLaren nos anos em que chegaram ao esporte, mas logo depois resolveram todos os problemas e atualmente dominam o esporte, sendo campeões mundiais nos últimos anos.”

“Então acho que eles terão uma linha de base para 2026 que já é muito forte, mas também têm capacidade em Sakura, que visitei em 2014, 2015, 2016.”

“Ainda não visitei no momento, mas sei que eles estão realmente motivados lá e obviamente com os combustíveis sustentáveis que teremos em 2026, isso é algo que adorarei experimentar, então vejo uma situação de vitória para todos.”

Alonso: 2026 será uma viagem ao desconhecido

Alonso fez três tentativas na Indy500, mas depois que a Honda se separou da McLaren em 2017, as duas últimas foram com os motores menos competitivos da Chevrolet.

Alonso venceu as 24 Horas de Le Mans duas vezes com a Toyota e comemorou a viagem mais recente da F1 a Suzuka com um capacete especial no GP do Japão de 2024, enquanto este anúncio confirma que os dois lados estão de volta na mesma página.

“Eu os vi há alguns meses, não em Suzuka”, acrescentou Alonso. “Grande amor pelo Japão e pelas coisas que eles fazem lá e acho que o nível de disciplina e comprometimento que eles têm é apenas outro nível no Japão e isso se traduz na Honda.”

“Acho que em 2026 iremos para o desconhecido com certeza em termos de regulamentos, mas se eu tiver que escolher um, sinto que escolho nosso projeto, nosso motor e nossa unidade de potência.”

“Eles estão dominando o esporte agora, eles têm um motor muito forte na Red Bull e na RB e, em segundo lugar, com os novos combustíveis e regulamentos, eles terão todas as ferramentas disponíveis para ter sucesso, é assim que penso.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.