Lando Norris vence duelo com Oscar Piastri no GP da Áustria
domingo, 29 de junho de 2025 às 11:42
Lando Norris e Oscar Piastri
Lando Norris garantiu a vitória no GP da Áustria após um confronto direto e prolongado com seu companheiro de equipe Oscar Piastri.
Embora a McLaren tenha dominado o topo, a corrida foi marcada por caos na largada, incidentes e decisões estratégicas cruciais ao longo das 70 voltas no Red Bull Ring.
Incêndio de Sainz e começo caótico
Logo de início, Carlos Sainz enfrentou problemas na volta de apresentação, ficando parado no grid com sua Williams. Por isso, a largada foi abortada e o procedimento reiniciado, reduzindo a distância total em uma volta.
Apesar de conseguir religar o carro, o espanhol foi obrigado a largar dos boxes. No entanto, ao parar, seu FW46 pegou fogo, encerrando sua participação antes mesmo da luz verde. Com isso, restaram apenas 19 carros no grid.
Assim que a prova finalmente começou, mais drama: Kimi Antonelli calculou mal a freada na curva 3 e colidiu com Max Verstappen, forçando ambos a abandonar ainda na primeira volta. Franco Colapinto também se envolveu, mas conseguiu seguir e terminar em nono.
Como consequência, o safety car foi acionado imediatamente. Na volta 4, a bandeira verde foi novamente agitada e a ação recomeçou. Na frente, Piastri rapidamente ultrapassou Charles Leclerc e colocou as duas McLarens na liderança.
Mais atrás, Pierre Gasly e Alex Albon aproveitaram a confusão para subir ao sexto e sétimo lugares, respectivamente. Enquanto isso, Lewis Hamilton e George Russell travavam uma batalha.
Na volta 11, Norris cometeu um leve erro na curva 1 e Piastri não desperdiçou a chance. Ele assumiu a liderança, mas o britânico deu o troco imediatamente na sequência com a ajuda do DRS.
Pouco depois, Gabriel Bortoleto mostrou novamente sua evolução. Ultrapassou Gasly, assumiu o sétimo lugar e forçou o francês a antecipar sua parada nos boxes na volta 13. Em contrapartida, Albon abandonou pouco depois, completando um fim de semana desastroso para a Williams.
Primeira rodada de pit stops
Na volta 20, Piastri exagerou ao tentar nova ultrapassagem na curva 4. O australiano travou os pneus e quase tocou Norris. Para evitar maiores riscos, a McLaren decidiu chamar Norris na volta seguinte, colocando pneus duros.
Em seguida, o engenheiro de Piastri consultou o piloto sobre qual estratégia seguir: manter-se 1.5s atrás ou abrir mão de tempo por compostos novos. Ele optou pela segunda alternativa, parando no fim da volta 24.
Na volta 28, a equipe alertou Piastri por rádio que sua tentativa anterior de ultrapassagem havia sido “muito marginal” e que ele não deveria repetir esse tipo de manobra, sob risco de punição ou colisão.
Enquanto isso, Yuki Tsunoda executou uma ultrapassagem agressiva sobre Colapinto na volta 31. Embora o argentino tenha permanecido na prova, a FIA reagiu rapidamente, abrindo investigação. Como resultado, o japonês foi punido com 10 segundos.
Enquanto tudo isso acontecia no pelotão intermediário, Norris manteve o controle na ponta. A diferença para Piastri chegou a mais de seis segundos. Porém, Piastri respondeu com voltas rápidas e reduziu a vantagem para apenas 3.2s na volta 40.
Segunda rodada de paradas
Com a corrida mais estabilizada, a segunda fase de pit stops teve início. Leclerc parou na volta 50, seguido por Hamilton na 51. Norris entrou logo depois, no fim da volta 52. Já Piastri foi chamado no giro seguinte.
No entanto, ao retornar à pista, o australiano se viu no meio de uma disputa entre Colapinto e Tsunoda. Piastri acabou sendo empurrado para a grama na reta antes da curva 4. Ele manteve o pé cravado, mas a manobra resultou em uma nova investigação.
Dessa vez, Colapinto tomou uma penalização de cinco segundos. Ainda assim, Piastri seguiu em ritmo forte, se aproximando de Norris. A diferença caiu para menos de dois segundos nas voltas finais.
Contudo, Norris foi informado via rádio de um leve dano na asa dianteira. Apesar disso, o britânico conseguiu administrar a situação e cruzou a linha de chegada na frente, selando uma vitória que o deixou a 15 pontos do líder do campeonato.
Leclerc completou o pódio à frente de Hamilton, enquanto Bortoleto fechou um fim de semana impressionante marcando seus primeiros pontos na Fórmula 1 em oitavo.
Classificação da prova:
Pos. | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo/dif. |
1 | Lando Norris | McLaren | 70 | 1:23:47.693 |
2 | Oscar Piastri | McLaren | 70 | +2.695s |
3 | Charles Leclerc | Ferrari | 70 | +19.820s |
4 | Lewis Hamilton | Ferrari | 70 | +29.020s |
5 | George Russell | Mercedes | 70 | +62.396s |
6 | Liam Lawson | Racing Bulls | 70 | +67.754s |
7 | Fernando Alonso | Aston Martin | 69 | 1 volta |
8 | Gabriel Bortoleto | Sauber | 69 | 1 volta |
9 | Nico Hulkenberg | Sauber | 69 | 1 volta |
10 | Esteban Ocon | Haas | 69 | 1 volta |
11 | Oliver Bearman | Haas | 69 | 1 volta |
12 | Isack Hadjar | Racing Bulls | 69 | 1 volta |
13 | Pierre Gasly | Alpine | 69 | 1 volta |
14 | Lance Stroll | Aston Martin | 69 | 1 volta |
15 | Franco Colapinto | Alpine | 69 | 1 volta |
16 | Yuki Tsunoda | Red Bull | 68 | 2 voltas |
17 | Alexander Albon | Williams | 15 | abandono |
18 | Max Verstappen | Red Bull | 0 | abandono |
19 | Kimi Antonelli | Mercedes | 0 | abandono |
20 | Carlos Sainz | Williams | 0 | não largou |
Antonelli, carlos sainz, classificação F1 2025., corrida Fórmula 1, Estrategia F1, gp da austria, lando norris, mclaren, oscar piastri, verstappen
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.