Norris mostra força nos treinos livres para decisão do título
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 às 16:19Lando Norris, da McLaren, saiu em vantagem inicial nos treinos livres para a decisão do título, sendo o mais rápido em ambas as sessões com pneus macios. Além disso, o segundo treino livre (TL2) foi mais representativo da classificação e da corrida, realizado em horário diferente do primeiro.
A maioria dos pilotos iniciou o TL2 às 17h00 pelo horário local com pneus médios, com a temperatura de pista em 28°C. Entretanto, alguns pilotos, como Isack Hadjar (Racing Bulls) e Oliver Bearman (Haas), marcaram os primeiros tempos rápidos com pneus macios.
Max Verstappen foi o primeiro dos candidatos ao título a mudar para os macios, meia hora antes do fim do treino, quando o sol se punha. Em seguida, ele passou para os médios para simulação de corrida. Com todos optando pelos pneus macios no final, Norris garantiu a liderança por 0,3s.
Bearman teve destaque ao terminar em quarto, enquanto Oscar Piastri, outro candidato ao título, fechou em 11º. Portanto, o TL2 já mostrou que a disputa entre candidatos ao título será apertada.

O dia na pista
O TL1 começou às 13h30, sob calor mais intenso. Norris repetiu a liderança, seguido de Verstappen, com diferença mínima. Enquanto isso, Piastri não participou do primeiro treino, pois Pato O’Ward assumiu seu carro da McLaren.
Ele foi um dos nove novatos que pilotaram nas sessões, uma exigência do regulamento que obriga a ceder o carro a quem disputou no máximo dois GPs. Além disso, todos os três compostos de pneus foram utilizados no TL1.
Análise de pneus segundo Pirelli
Simone Berra, engenheira-chefe da Pirelli, comentou:
“Os tempos do primeiro dia estão alinhados com nossas simulações, cerca de meio segundo mais rápidos que no ano passado. Observamos granulação, especialmente no pneu dianteiro direito, que aumenta a degradação. Médios e duros são mais consistentes, enquanto os macios funcionam melhor para uma volta rápida.”
Além disso, ela destacou a evolução da pista: as corridas de apoio depositaram borracha em uma superfície inicialmente suja, melhorando a aderência. Isso significa que, a granulação poderá reduzir nos próximos dias, colocando o C5 macio novamente em jogo.
Berra comentou ainda sobre estratégia: “Uma parada parece a mais provável. No entanto, duas paradas também podem surgir. Tanto McLaren quanto Alonso na Aston Martin economizaram pneus duros no TL2. Dessa forma, um conjunto extra de C3 dá mais opções, especialmente se houver safety car. O C3 tem performance semelhante ao C4, com diferença de dois décimos. Entre médios e macios, a diferença é de sete a oito décimos.”
F2 também movimenta Yas Marina
Roman Stanek conquistou a pole position para a corrida principal da F2, com a equipe Invicta mirando o bicampeonato de equipes. Com isso, a maior parte da ação ocorreu nos minutos finais da sessão, com pilotos melhorando tempos até os últimos instantes.
Arvid Lindblad, da Campos Racing – recentemente anunciado para F1 pela Racing Bulls – garantiu a pole da corrida sprint de amanhã, às 16h15. Enquanto isso, a corrida principal será domingo, às 13h15, e a estratégia de pneus será fundamental.
Quatro pilotos participaram dos treinos da Fórmula 1 antes da classificação da F2, incluindo Jak Crawford (DAMS), segundo colocado. Por isso, eles precisaram se adaptar rapidamente às condições diferentes.
Como no ano passado, a F2 terá médios e supermacios. O composto mais macio oferece vantagem inicial, mas com duração limitada. Além disso, quem largar com supermacios aposta em safety car para reduzir perda de tempo em pit stop. Quem usar médios pode ter corrida mais rápida, porém, qualquer neutralização após a sexta volta elimina a vantagem.
O circuito de Yas Marina evoluiu nos últimos quatro anos, ficando mais rápido e suave. Portanto, a superfície, com baixo desgaste nos pneus, permite múltiplas opções de estratégia.
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