Lando Norris: McLaren ainda precisa de mais dois anos para vencer

quarta-feira, 17 de agosto de 2022 às 13:35

Lando Norris

A tradicional equipe McLaren está tendo uma temporada muito abaixo do esperado, mas Lando Norris tem fé de que eles se recuperarão em 2024.

Comparado com as duas últimas temporadas, a equipe Laranja está com um desempenho muito abaixo do esperado. Eles podem estar na batalha pelo P4 com a Alpine, mas ainda têm apenas 95 pontos na classificação.

E 76 desses pontos foram marcados por Norris, que está derrotando fácil o companheiro de equipe Daniel Ricciardo desde o ano passado. O jovem inglês nascido em Bristol, sudoeste da Inglaterra, revelou suas opiniões sobre os problemas da McLaren.

Lutando uma batalha difícil

No início deste ano, Norris assinou uma extensão de contrato que o levará até o final de 2025. Alguns criticaram a mudança à medida que a temporada avançava, citando o fraco desempenho da McLaren em 2022. No entanto, para Lando, as metas de longo prazo são muito mais importantes.

“Eu não assinei um contrato com a McLaren este ano ‘achando que ia ganhar corridas’ – isso estava longe de ser o que eu acreditava”, explicou ele. “Eu ainda sabia que levaria alguns bons anos – 2024-25 será a primeira vez em que deve haver cada vez menos desculpas para dizer ‘por que não estamos na posição em que deveríamos estar?’.

“Acho que ainda por alguns anos, as coisas ainda estão em andamento. O túnel de vento e o simulador – todas essas pequenas coisas que as principais equipes otimizaram por muitos anos e ficamos muito atrás.”

Se a equipe de Woking realmente quer voltar aos seus dias de glórias, ela tem trabalho a fazer, diz Norris:

“Para ser uma das equipes vencedoras, cada área precisa estar operando na janela perfeita, em um nível muito profissional. Nos últimos anos, havia muitas coisas para nós que não estavam no nível que precisávamos estar. Há algumas coisas das quais estamos muito mais perto, mas ainda precisa de um pouco mais de tempo.”

“Acho que foi muito frustrante no início do ano, mas quando você tem um pódio ou algo assim, ainda há esperança, sabe? Mas sei que não estou aqui este ano para vencer corridas – estou aqui para em dois ou três anos vencer corridas.”

Dominando as regras

Com uma mudança significativa no regulamento, a McLaren não conseguiu tirar proveito das novas regras. Ainda existe uma luta para se colocar entre as três melhores equipes, pelo menos por enquanto.

Apesar de seus problemas, o chefe de equipe Andreas Seidl continua elogiando seus pilotos. Ele acredita que Norris e Ricciardo são essenciais para melhorar o MCL36E

“Eu diria que o desenvolvimento de um carro de Fórmula 1 é sempre impulsionado por uma combinação de dados e análise de dados, mas também pelo feedback do piloto, entender a limitação que ele sente em relação a andar mais rápido”, disse Seidl.

Três pilotos para dois carros

A McLaren parece já ter tirado da Alpine a jovem promessa australiana Oscar Piastri para o assento de Daniel Ricciardo para 2023, mas ainda não se manifestou oficialmente como vai fazer com três pilotos tendo contrato para correr em apenas dois carros na Fórmula 1.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.