Lando Norris e Oscar Piastri podem desafiar Max Verstappen?
segunda-feira, 26 de agosto de 2024 às 18:17
Lando Norris e Oscar Piastri
Depois do GP da Holanda, Lando Norris e Oscar Piastri aproximaram ainda mais a McLaren da Red Bull na classificação. Mas quem é o piloto que pode desafiar Max Verstappen agora e no futuro?
Lando Norris e Oscar Piastri são uma das duplas mais equilibradas do grid atual. Não há dúvida de que os pilotos da McLaren estão fazendo maravilhas nesta temporada. Entre primeiras vitórias, pódios e um carro competitivo, a equipe Laranja está mostrando a todos que pode trazer de volta seus muitos anos de glória.
Naturalmente, ao lado dos sucessos dos dois pilotos, também há muitas controvérsias. Não apenas o infame GP da Hungria, mas também alguma inconsistência e oportunidades perdidas.
Mas, apesar de tudo, a McLaren está apenas 30 pontos atrás da Red Bull e o RB20 não é mais o carro imbatível como em 2023 e no começo de 2024. Então, entre os dois pilotos da equipe, quem vai dar mais trabalho para Verstappen?
Norris: chances existem, mas…
Lando Norris venceu o GP da Holanda bem diante dos fãs de Verstappen. Ele dominou a corrida e usou uma de suas maiores qualidades para marcar a volta mais rápida na última com pneus duros e bem usados. Isso também foi possível graças a um MCL38 competitivo e ao pacote de novas atualizações que a equipe levou para Zandvoort.
No entanto, o fim de semana em Zandvoort destacou algumas dificuldades que o piloto britânico tem que enfrentar. A do GP da Holanda foi a terceira pole para Norris e, assim como as duas anteriores, ele perdeu a liderança na largada.
Não só isso, mas a primeira metade da temporada está puxando Norris para baixo. Durante as primeiras sete corridas, Verstappen conseguiu marcar 60 pontos a mais que Norris. As coisas melhoraram depois de Miami, quando Norris conquistou sua primeira vitória. Mas corridas como a de Spa, onde ele terminou em P5, ou na Áustria, onde ele teve um abandono, tiveram um impacto enorme na classificação. Ele perdeu cerca de 51 pontos na primeira metade da temporada.
Agora, se Norris conseguir vencer todas as corridas restantes, ele pode diminuir muito a diferença e, talvez, ter a chance de roubar o campeonato das mãos de Max. Mas vai depender do desempenho de Piastri, pois ele precisa chegar à frente de Verstappen também para Norris ter chances reais de título. E a McLaren está mostrando que tem carro para isso.
Piastri: a estrela silenciosa em ascensão da McLaren
Após sua vitória na Hungria, Oscar Piastri é o sétimo piloto mais jovem a vencer na F1, o primeiro nascido no século XXI. Para muitos, está claro que o australiano representa o futuro do esporte ao lado de seu companheiro de equipe.
Após uma sólida temporada de estreia em 2023, Piastri está provando suas habilidades também nesta temporada. Onde faltou algo a Norris, Piastri estava lá para garantir resultados importantes para a equipe. Assim como na corrida na Bélgica, onde seu ritmo e gerenciamento de pneus o tornaram o mais rápido na pista e garantiu um pódio.
No entanto, ele também teve seus altos e baixos, como neste domingo no GP na Holanda. O próprio Piastri disse que não estava feliz com seu desempenho. Sua corrida foi abaixo da média e não comparável a de Norris. Fechar a corrida em P4 com seu companheiro de equipe à frente por 25 segundos, deixa um gosto amargo.
No entanto, Oscar Piastri é o maior pontuador dos últimos 5 GPs. E onde Norris perdeu pontos aqui e ali, o jovem australiano subiu na classificação ganhando 92 pontos antes das férias de verão.
Quais são as chances?
O GP em Abu Dhabi, último da temporada, está apenas a 9 corridas e as expectativas colocadas na McLaren são altas. Se o título de pilotos parece muito difícil, o mesmo não pode ser dito sobre o dos construtores.
Os Laranjas estão confortáveis em sua segunda posição no momento. A Red Bull está perto, enquanto a Ferrari e a Mercedes estão, respectivamente, 34 e 128 pontos atrás.
O RB20 não é o foguete perfeito como no começo do ano, a Red Bull está tendo dificuldades. Tudo isso enquanto o MCL38 está melhorando a cada dia. O CEO da equipe, Zak Brown, realmente levantou a equipe de Woking das cinzas trazendo pessoas que estão provando ser acima da média.
O resto do trabalho depende dos pilotos e tanto Lando Norris quanto Oscar Piastri provaram ter talento e vontade. Suas performances na segunda metade da temporada serão cruciais para a equipe, que tem feito com excelência seu trabalho, salvo algumas decisões estratégicas na pista questionáveis.
formula 1, McLaren dias de gloria, mclaren f1, noticias Lando Norris, noticias Oscar Piastri
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.