Norris aponta desafio da sprint em Mônaco 2027
quinta-feira, 17 de setembro de 2026 às 9:09
Lando Norris
Lando Norris já identificou o que considera o grande desafio do GP de Mônaco de 2027. O evento terá uma corrida curta, o que mudará significativamente a preparação dos pilotos no principado.
Na quarta-feira, a Fórmula 1 revelou o calendário da temporada 2027. Com isso, Mônaco foi confirmado como uma das 10 etapas que receberão o formato sprint no próximo ano.
Por um lado, a escolha permitirá que o GP tenha duas classificações. Normalmente, esse é o principal destaque do fim de semana em Mônaco.
Por outro lado, o formato também aumentará a pressão sobre os pilotos. Isso porque, antes da classificação sprint, eles terão apenas um treino livre de 60 minutos.
Em um fim de semana convencional, são três treinos antes da definição do grid. Esse detalhe chamou imediatamente a atenção de Norris, vencedor do GP de Mônaco de 2025.
“Interessante, interessante”, disse Norris à Sky Sports F1. “Imagino que o principal seja que teremos o TL1 e a classificação na sexta-feira. Esse será o desafio”.
“Obviamente, não acontece muita coisa em uma corrida no domingo ou na sprint. Ainda assim, acho que o desafio é ter apenas uma sessão de treino e partir para a classificação. Acredito que isso nunca aconteceu antes em Mônaco”.
Quero ser VIPRisco e recompensa em Mônaco
Além da preparação mais curta, a classificação em Mônaco exige um equilíbrio delicado entre risco e recompensa. Por isso, o circuito é considerado um dos melhores exemplos da habilidade dos pilotos para encontrar o limite.
Nesse cenário, Norris explicou que alguns pilotos conseguem se sentir mais confortáveis ao buscar performance. Consequentemente, eles podem assumir mais riscos sem necessariamente ultrapassar o ponto em que um erro compromete tudo.
“Vamos depender mais dos dados deste ano, e isso é mais difícil para nós pilotos”, acrescentou Norris. “Afinal, você não tem muito tempo para evoluir até essas situações. Portanto, provavelmente terá de arriscar um pouco mais cedo”.
“É justamente aí que você consegue perceber uma diferença maior entre aqueles que conseguem ficar confortáveis, tentar coisas e andar a 99%, em vez de chegar a 103% ou 104%. Porque, em Mônaco, é fim de jogo quando você chega a esse limite”.
Circuito de Mônaco, classificação, classificação sprint, corrida curta, gp de monaco, lando norris, mclaren, monte carlo, sprint, temporada 2027
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.