Lando Norris crava a pole position na Holanda
sábado, 24 de agosto de 2024 às 11:04
Lando Norris
Lando Norris vai largar na pole position no GP da Holanda de 2024 depois de uma performance arrasadora em Zandvoort.
O piloto da McLaren registrou o impressionante tempo de 1m09.673s, mais de três décimos à frente do herói da casa e atual campeão mundial Max Verstappen.
Oscar Piastri, companheiro de equipe do britânico, teve de se contentar com o terceiro lugar, com George Russell ao seu lado na segunda fila.
No entanto, houve decepção para a Mercedes, já que Lewis Hamilton sofreu uma eliminação inesperada no Q2.
Hamilton não foi o único grande nome a encerrar prematuramente sua classificação, já que Carlos Sainz, da Ferrari, também ficou fora no segundo segmento.
Contudo, uma nova mudança na posição de Hamilton no grid é possível, já que ele será investigado por atrapalhar Sergio Perez durante o Q1.
Norris estabeleceu o tempo a ser batido nas primeiras tentativas do Q3, com apenas seis pilotos optando por duas voltas no segmento decisivo.
O britânico marcou 1m10.074s, ficando 0.119s à frente de Piastri, enquanto Verstappen estava provisoriamente em terceiro, 0.148s atrás de Norris.
Apenas esses três usaram um novo jogo de pneus macios nas duas tentativas do Q3, já que os outros só tinham um disponível.
Em sua última volta, Verstappen conseguiu bater o tempo inicial de Norris; porém, o piloto da McLaren baixou mais três décimos de segundo para conquistar uma pole confortável.
Piastri também melhorou, mas não o suficiente para garantir uma largada na primeira fila.
Perez se saiu bem e obteve o quinto lugar, à frente de Charles Leclerc, Fernando Alonso, Alex Albon, Lance Stroll e Pierre Gasly.
Sainz estava na bolha após as primeiras tentativas no Q2, na 10ª posição e precisando baixar seu tempo.
Voltas sólidas de Gasly e Yuki Tsunoda colocaram ambos provisoriamente no top 10, rebaixando Sainz para 13º e colocando Leclerc em risco.
Crucialmente, Hamilton também se viu fora dos 10 primeiros e não conseguiu melhorar o suficiente na volta final. Sainz melhorou, mas não o suficiente para escapar da eliminação.
O espanhol terminou em 11º, uma posição à frente do heptacampeão mundial. Tsunoda, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen também foram eliminados.
Daniel Ricciardo, Esteban Ocon, Valtteri Bottas, Zhou Guanyu ficaram no Q1, assim como Logan Sargeant – que não marcou tempo após outro forte acidente no TL3.
Confira o grid:
f1, formula 1, GP da Holanda, lando norris, mclaren, noticias f1, pole position
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.