Lando Norris conquista sua primeira vitória na F1 em Miami

domingo, 5 de maio de 2024 às 18:34

Lando Norris

Lando Norris conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 no GP de Miami, aproveitando um safety car oportuno para derrotar Max Verstappen.

Largando em quinto, Norris estava em sexto no início, mas o momento crucial de sua corrida veio quando Sergio Perez, que vinha à sua frente, fez um pit-stop, abrindo caminho para o piloto da McLaren cravar uma série de voltas mais rápidas.

Quando Verstappen, Oscar Piastri, Charles Leclerc e Carlos Sainz fizeram suas paradas, Norris saltou para a liderança, tendo optado por fazer um stint longo com pneus médios na esperança de um safety car.

Isso aconteceu na volta 28, quando Logan Sargeant e Kevin Magnussen colidiram na curva 2, permitindo que Norris fizesse seu pit-stop e voltasse na liderança, à frente de Verstappen e Leclerc.

O safety car saiu no final da volta 32 e Norris disparou, abrindo vantagem sobre Verstappen com uma série de voltas mais rápidas para escapar confortavelmente da ativação do DRS.

Norris seguiu tranquilo e conquistou sua primeira vitória na F1, tornando-se o 21º britânico a fazê-lo. Ele é o primeiro desde George Russell no GP de São Paulo de 2022.

Verstappen ficou em segundo, com Leclerc completando o pódio.

Quando as luzes se apagaram, Verstappen fez uma largada perfeita e Leclerc não acompanhou, mas Perez mergulho com tudo e quase atingiu seu companheiro de equipe.

Isso fez com que o pelotão se agrupasse, permitindo que Piastri subisse para terceiro, atrás dos dois pilotos da primeira fila.

Piastri tomou a segunda colocação de Leclerc e se manteve a cerca de três segundos de Verstappen, com Norris inicialmente preso atrás de Perez.

Ele parou no final da volta 17 e a McLaren disse a Norris para se concentrar em alcançar Sainz. Ele começou a tirar a diferença e colou na Ferrari quando os líderes iniciaram suas paradas.

Houve um breve safety car virtual na volta 23, quando Verstappen acertou um cone na chicane da curva 15 e entrou nos pits no final daquela volta.

Piastri então assumiu a liderança, mas como Leclerc, ele entrou no final da volta 28. No giro seguinte, ocorreu a colisão entre Sargeant e Magnussen, provocando o safety car.

A princípio, houve alguma confusão quando o safety car se colocou à frente de Verstappen, que estava em segundo, mas o pelotão foi rapidamente liberado para alcançar Norris, com a corrida recomeçando no final da volta 32.

Usando seus pneus duros, Norris disparou e deixou Verstappen para trás, abrindo quase sete segundos. Ele é o primeiro britânico a vencer pela McLaren desde Jenson Button no GP do Brasil de 2012.

Sainz foi o quarto, mas está sendo investigado por uma colisão com Piastri na curva 17, com Perez terminando à frente de Hamilton, Yuki Tsunoda, Russell, Fernando Alonso e Esteban Ocon.

Ocon marcou o primeiro ponto da temporada para a Alpine com a 10ª colocação, derrotando Nico Hulkenberg, com Pierre Gasly, Lance Stroll, Zhou Guanyu e Daniel Ricciardo ficando para trás.

Piastri parecia ter boas chances de pódio, mas o toque com Sainz na curva 17 quebrou sua asa dianteira, exigindo uma troca e deixando-o em último lugar.

Ele fez a volta mais rápida, mas como não estava entre os 10 primeiros, não obteve o ponto de bônus.

Classificação da prova:


 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.