Lance Stroll é o mais rápido no TL1 da China

sexta-feira, 19 de abril de 2024 às 1:38

Aston Martin

O piloto canadense da Aston Martin, Lance Stroll, surpreendeu e foi o mais rápido no primeiro treino livre para o GP da China.

Stroll veio com pneus macios no final do treino para superar a volta de Oscar Piastri momentos antes da bandeira quadriculada.

A sua aparição surpresa no topo da tabela de tempos definiu a ordem atípica estabelecida no final do TL1, com muitas equipes optando por planos de corrida variados para se prepararem para o fim de semana com corrida curta (Sprint) na China.

Uma série de voltas de reconhecimento abriu o treino quando o pelotão teve a sua primeira experiência no circuito de Xangai em cinco anos; o herói da casa, Zhou Guanyu, relatou que o nível de aderência não era ruim, mesmo com a nova camada de betume ainda não tivesse sido totalmente aplicada.

As primeiras voltas foram na casa de 1m40, embora Max Verstappen tenha assumido a liderança depois de atingir os tempos abaixo da barreira dos 100 segundos e continuar a encontrar tempo com o pneu médio.

O treino teve uma bandeira vermelha após aproximadamente 15 minutos, quando um pedaço de grama ao lado da pista na curva 7 pareceu entrar em combustão espontaneamente – deixando um pedaço de terra queimada nas imediações. Acredita-se que uma faísca produzida por um carro pode ter sido a culpada.

O treino foi retomado dois minutos depois, quando o pequeno fogo se apagou, mas, numa reviravolta poética, parecia que a sequência de voltas quentes da maioria dos pilotos também tinha sido em grande parte apagada pelo intervalo.

A melhor volta de Verstappen com pneus médios foi, no entanto, eclipsada pelas duas Ferraris com macios; tanto Charles Leclerc quanto Carlos Sainz passaram para o topo da tabela, derrubando os Red Bulls algumas posições.

Sainz inicialmente chegou ao melhor tempo ao registrar 1m38,382s, antes de Leclerc colocar seu companheiro de equipe na sombra. O monegasco registrou 1m38,130s e seguiu com 1m38,090s para aumentar um pouco mais sua vantagem.

Depois de uma série de voltas contínuas pela pista com pneus médios e duros, um punhado de pilotos começou a ir ao box para colocar os macios para uma série de tempos mais rápidos nos 15 minutos finais do treino.

Logan Sargeant começou bem, mas posteriormente classificou seu 1m38.317s como “terrível”, enquanto o companheiro de equipe da Williams, Alex Albon, apostou nos macios para garantir 1m37.229s.

Sergio Perez foi pouco menos de um décimo mais rápido que o piloto anglo tailandês, mas isso foi pouco mais que um preâmbulo para o retorno de Verstappen ao topo da tabela; o piloto holandês conseguiu 1m36.660s.

Esta continuou sendo a atração principal por cerca de cinco minutos, mas Piastri entrou em cena com uma volta forte que culminou com ele em P1 com 1m36,629s.

O companheiro de equipe da McLaren, Lando Norris, devia melhorar mais com os dois primeiros setores melhores do treino, mas abortou sua devido ao tráfego.

Stroll então arrebatou o primeiro lugar de Piastri no final, registrando 1m36.302s, o que empurrou a dupla da Red Bull para a terceira e quarta posições quando o relógio finalmente parou.

A dupla da Haas, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, foi o quinto e o sexto mais rápidos, à frente de Esteban Ocon, da Alpine – que tem o único novo pacote com assoalho novo da equipe francesa para este fim de semana.

O esforço de Albon foi bom o suficiente para o oitavo lugar, com Daniel Ricciardo e Valtteri Bottas completando o top 10.

Veja os tempos do TL1 em Xangai


AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.