Kubica, Hansen e Ye conquistam vitória para a Ferrari em Le Mans
domingo, 15 de junho de 2025 às 11:10Robert Kubica, ao lado de Phil Hanson e Yifei Ye, guiou a Ferrari #83 da AF Corse rumo à vitória nas 24 Horas de Le Mans, encerrando uma campanha memorável. O trio conquistou a vitória geral mesmo com um carro cliente, igual ao modelo Hypercar utilizado pelas equipes oficiais da Ferrari (#50 e #51).
Apesar de não integrar o time de fábrica, Kubica demonstrou ritmo forte e liderança. Na manhã de domingo, o polonês pediu passagem ao #51 guiado por Antonio Giovinazzi, argumentando ter mais velocidade e por já ter ajudado outros carros anteriormente na prova. O pedido foi atendido, e Kubica assumiu o controle da corrida.
Estratégia decisiva e histórico resultado
Na última hora de prova, a Ferrari #83 fez seu pit stop final: quatro pneus novos e reabastecimento rápido. O timing se mostrou perfeito, já que o #51 também parou minutos depois, devolvendo a liderança ao carro de Kubica a menos de 30 minutos do fim.
Mesmo com a pressão intensa do Porsche Penske #6 de Kevin Estre — que largou do fim do pelotão dos Hypercars — Kubica manteve a ponta, cruzando a linha de chegada com menos de 15 segundos de vantagem.
Com esse resultado, a Ferrari soma sua 12ª vitória geral em Le Mans, ficando a apenas uma de igualar a Audi. A Porsche ainda lidera com 19 triunfos.
Protagonistas históricos e o desempenho dos rivais
Kubica entrou para a história como o primeiro piloto polonês a vencer Le Mans. Ye tornou-se o primeiro chinês a alcançar esse feito, enquanto Hanson se juntou à seleta lista de britânicos vencedores — agora somando 35, sendo o primeiro desde James Calado em 2023.
Equipes oficiais da Ferrari e os outros concorrentes
A Ferrari #51 completou o pódio em terceiro, enquanto o #50 — vencedor da edição passada — perdeu rendimento no domingo e finalizou em quarto, seguindo ordens para manter posição atrás do #51.
O Cadillac #12, que largou na pole, terminou em quinto. O melhor resultado da Toyota foi o sexto lugar com o carro #7 de Kamui Kobayashi, Mike Conway e Nyck de Vries. Jenson Button, campeão da F1 em 2009, cruzou em oitavo com o Cadillac #38. Mick Schumacher terminou em 12º com a Alpine #36.
LMP2: punição muda o desfecho
Na LMP2, um drive-through por excesso de velocidade no pit lane alterou o rumo da disputa. O carro #43, penalizado, voltou à pista ainda em posição de ataque. Nick Yelloly assumiu o volante e tentou alcançar o líder. No entanto, um erro permitiu ao #43 manter a ponta, enquanto o #48 enfrentou problemas e perdeu terreno.
LMGT3: domínio da Manthey e frustração para Rossi
Na LMGT3, o Porsche #92 da Manthey Racing venceu com folga, superando o Ferrari #21 da Vista AF Corse. Durante a madrugada, Valentino Rossi chegou a disputar a liderança com o #46 da WRT, mas um problema de potência o fez parar na brita das Porsche Curves, encerrando prematuramente sua corrida.
Classificação da Hipercar:
POS | EQUIPE | PILOTOS |
---|---|---|
1. | #83 AF Corse | Y. Ye, P. Hanson, R. Kubica |
2. | #6 Porsche Penske | L. Vanthoor, K. Estre, M. Campbell |
3. | #51 Ferrari AF Corse | A. Pier Guidi, J. Calado, A. Giovinazzi |
4. | #50 Ferrari AF Corse | A. Fuoco, M. Molina, N. Nielsen |
5. | #12 Cadillac Hertz Team Jota | A. Lynn, N. Nato, W. Stevens |
6. | #7 Toyota Gazoo Racing | M. Conway, N. De Vries, K. Kobayashi |
7. | #5 Porsche Penske | J. Andlauer, M. Christensen, M. Jaminet |
8. | #38 Cadillac Hertz Team Jota | E. Bamber, S. Bourdais, J. Button |
9. | #4 Porsche Penske | F. Nasr, N. Tandy, P. Wehrlein |
10. | #35 Alpine Endurance Team | P. Chatin, F. Habsburg, C. Milesi |
11. | #36 Alpine Endurance Team | J. Gounon, F. Makowiecki, M. Schumacher |
12. | #94 Peugeot Totalenergies | S. Vandoorne, M. Jakobsen, L. Duval |
13. | #009 Aston Martin Thor Team | A. Riberas, M. Sorensen, R. De Angelis |
14. | #99 Proton Competition | N. Jani, N. Pino, N. Varrone |
15. | #007 Aston Martin Thor Team | H. Tincknell, T. Gamble, R. Gunn |
16. | #8 Toyota Gazoo Racing | S. Buemi, B. Hartley, R. Hirakawa |
17. | #93 Peugeot Totalenergies | J. Vergne, P. Di Resta, M. Jensen |
18. | #20 BMW M Team WRT | R. Rast, R. Frijns, S. Van der Linde |
32. | #15 BMW M Team WRT | D. Vanthoor, K. Magnussen, R. Marciello |
– | #311 Cadillac Whelan | J. Aitken, F. Drugovich, F. Vesti |
– | #101 Cadillac Wayne Taylor Racing | J. Taylor, R. Taylor, F. Albuquerque |
LMP2 abaixo |
POS | EQUIPE | PILOTOS |
---|---|---|
19. | #43 Inter Europol Competition | J. Schmiechowski, T. Dillmann, N. Yelloly |
20. | #48 VDS Panis Racing | O. Gray, E. Masson, F. Perera |
21. | #199 AO BY TF | P. Hyett, D. Cameron, L. Deletraz |
22. | #9 Iron Lynx-Proton | J. Reid, M. Capietto, R. de Gerus |
23. | #29 TDS Racing | R. Sales, M. Beche, C. Novalak |
24. | #11 Proton Competition | G. Roda, R. Binder, B. Viscaal |
25. | #22 United Autosports | R. Van der Zande, P. Fittipaldi, D. Heinemeier Hansson |
26. | #25 Algarve Pro Racing | M. Kaiser, L. Fluxa, T. Pourchaire |
27. | #183 AF Corse | F. Perrodo, M. Vaxiviere, A. da Costa |
28. | #34 Inter Europol Competition | N. Boulle, J. Simmenauer, L. Ghiotto |
29. | #23 United Autosports | D. Schneider, O. Jarvis, B. Hanley |
30. | #16 RLR M Sport | M. Jensen, R. Cullen, P. Pilet |
31. | #45 Algarve Pro Racing | G. Kurtz, N. Catsburg, A. Quinn |
33. | #37 CLX Pure Racing | A. Malykhin, T. Blomqvist, T. Vautier |
– | #28 IDEC Sport | R. Lafarge, J, Van Uitert, S. Alvarez |
– | #18 IDEC Sport | J. Chadwick, M, Jaubert, A. Lotterer |
– | #24 Nielsen Racing | N. Rao, C. Bolukbasi, C. Braun |
LMGT3 abaixo |
POS. | EQUIPE | PILOTOS |
---|---|---|
34. | #92 Manthey 1st Phorm | R. Hardwick, R. Pera, R. Lietz |
35. | #21 Vista AF Corse | F. Heriau, S. Mann, A. Rovera |
36. | #81 TF Sport | T. Van Rompuy, R. Andrade, C. Eastwood |
37. | #27 Heart of Racing Team | I. James, Z. Robichon, M. Drudi |
38. | #87 Akkodis ASP Team | R. Umbrarescu, C. Schmid, J. Lopez |
39. | #90 Manthey | A. Au, L. Hartog, K. Bachler |
40. | #33 TF Sport | B. Keating, J. Edgar, D. Juncadella |
41. | #57 Kessel Racing | T. Kimura, D. Serra, C. Stevenson |
42. | #77 Proton Competition | B. Sousa, B. Tuck, B. Barker |
43. | #13 AWA | O. Fidani, L. Kern, M. Bell |
44. | #150 Richard Mille AF Corse | C. Toledo, L. Wadoux, R. Agostini |
45. | #61 Iron Lynx | M. Berry, L. Hodenius, M. Martin |
46. | #10 Racing Spirit of LeMan | D. Deboer, E. Barrichello, V. Hasse-Clot |
47. | #193 Ziggo Tempesta Racing | J. Hui, C. Froggatt, E. Cheever III |
48. | #63 Iron Lynx | S. Grove, B. Grove, L. Stolz |
49. | #85 Iron Dames | C. Martin, R. Frey, S. Bovy |
50. | #59 United Autosports | J. Cottingham, S. Baud, G. Saucy |
– | #78 Akkodis ASP Team | A. Robin, F. Gerhsitz, J. Hawksworth |
– | #54 Vista AF Corse | T. Flohr, F. Castellacci, D. Rigon |
– | #31 The Bend Team WRT | Y. Shahin, T. Boguslavskiy, A. Farfus |
– | #46 Team WRT | A. Al Harthy, V. Rossi, K. Van der Linde |
– | #95 United Autosports | D. Leung, S. Gelael, M. Sato |
– | #60 Iron Lynx | A. Gilbert, L. Hanafin, F, Rueda |
– | #88 Proton Competition | S. Gattuso, G. Levorato, D. Olsen |
24 horas de le mans, af corse, ferrari, Hypercar, Le Mans 2024, LMGT3, lmp2, phil hanson, Porsche Penske, Robert Kubica, Yifei Ye
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.