Kimi Antonelli surpreende e é pole da corrida curta em Miami
sexta-feira, 2 de maio de 2025 às 18:23
Andrea Kimi Antonelli
O estreante Andrea Kimi Antonelli fez história na F1 ao se tornar o mais jovem pole position em qualquer formato de classificação, marcando o tempo mais rápido no grid para a corrida curta de Miami.
De repente, na disputa pelo top 10, Antonelli deixou seus rivais mais experientes para tráse, com o jovem de 18 anos registrando um tempo de 1min26s482, desbancando primeiro Max Verstappen, da Red Bull.
A dupla da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris, ficou atrás da Mercedes: o australiano terminou 0s045s, com o britânico a mais 0s055 de distância, deixando Verstappen tendo que se contentar com o quarto lugar no grid.
George Russell foi quinto na segunda Mercedes, seguido pelas Ferraris de Charles Leclerc e Lewis Hamilton, Alex Albon (Williams), Isack Hadjar (Racing Bulls) e Fernando Alonso (Aston Martin) completaram o SQ3.
Em belas condições no final da tarde, e com os pneus Pirellis de composto médio como escolha obrigatória para o SQ1, Russell e Antonelli lideraram inicialmente. Para a Red Bull, a sessão classificatória foi novamente um desastre, resultando na saída chocante de Yuki Tsunoda.
Precisando de um tempo em sua segunda volta rápida para entrar na segunda sessão, após um erro na primeira volta, Tsunoda se deparou com um Verstappen lento na última curva. Sem saber o que seu companheiro de equipe estava fazendo, a perda de tempo foi crucial, levando o piloto japonês a terminar em um miserável 18º lugar.
À sua frente estarão Lance Stroll, da Aston Martin, e Jack Doohan, da Alpine, este último furioso com sua equipe pelo rádio ao retornar aos boxes, descrevendo a estratégia deles como “inaceitável”.
Atrás de Tsunoda, na última fila, estarão Gabriel Bortoleto, da Sauber, e Oliver Bearman em sua Haas, após um giro tardio e uma colisão com um muro na única sessão de treinos, encerrando a corrida prematuramente.
Com os pneus médios novamente sendo necessários para o SQ2, no qual Norris liderou com uma volta de 1min27s109, foi Carlos Sainz, da Williams, o nome-chave a sair. Ele cometeu um erro crítico na última curva, travando o carro e indo para a estrada de escape, o que o levou a largar em 15º.
À sua frente, Albon havia demonstrado o que era possível com o carro deles. Nico Hulkenberg ficou a apenas 0s077 de dar à Sauber sua primeira oportunidade de disputar o top 10 do ano, com Hadjar à sua frente.
O veterano alemão alinhará à frente de Esteban Ocon em sua Haas, Pierre Gasly da Alpine e Liam Lawson em sua Racing Bulls, com o neozelandês seis décimos de segundo atrás de seu companheiro de equipe Hadjar, descrevendo seu desempenho como “muito ruim” no rádio.
Confira o grid:
andrea kimi antonelli, classificação, comente formula 1, corrida curta, f1, formula 1, gp miami f1, lando norris, noticias f1, oscar piastri
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.