Kartismo: Quase 100 pilotos na abertura do AKSP Master Challenge

domingo, 21 de janeiro de 2024 às 9:05

A primeira etapa do AKSP

Com muito entusiasmo, quase 100 pilotos participaram do GP MRC Produções, na última quinta-feira (18/1), abertura do campeonato de kart amador AKSP Master Challenge, e também 1ª etapa do Interlagos Trophy. Os primeiros vencedores do ano foram Gabriel Vitorino (Light), Allan Felix Espadrezani (Graduados), Fernando Braga (Elite), Letícia Pagy (Mulheres em Ação – Graduadas) e Duda Stacione (Mulheres em Ação – Novatas), Marco Verga (Sênior Geral e Pro), Luiz Gouvêa (Sênior Master) e Jorge Roque (Sênior Cadete).

“Foi uma etapa empolgante, um grande reencontro de grandes pilotos e parceiros, com muita alegria e competitividade. E contando com o prestígio de jovens que correm em karts profissionais. Foi tudo bem e com alto astral”, comentou J. Alberto Otazú. “E ainda fomos abençoados pela chuva que veio na corrida dos Graduados, que deu uma esquentada nas disputas”, completou o organizador do AKSP Master Challenge.

A primeira categoria a entrar no circuito completo do kartódromo de Interlagos foi a Light, com o estreante Gabriel Vitorino largando da pole position, estabelecendo a volta mais rápida (1min09s437) e vencendo depois de muitas trocas de posição com Rodrigo Molisani, que participou apenas como treinamento. Desta forma, o segundo colocado da categoria de Estreantes e Novatos foi Fábio Roberto, seguido de Guilherme Pegoraro, Kauê Gomes, Jonathan Severo e Carlos Marinho.

Na prova do Mulheres em Ação a novidade foi a participação da carioca Letícia Pagy, que estava treinando com o seu kart F-4 para estrear na Copa São Paulo de Kart, e se encantou com o propósito da categoria feminina. A pole position foi de Janaina Zoumbounelos, seguida de Lucimara Reimberg e de Letícia. Estas três deram um show, até que a menina de somente 13 anos de idade assumiu a ponta, para vencer com apenas 0s408 de vantagem para Janaina, autora da melhor volta (1min10s760), seguida de Lucimara. A quarta foi Rita Sanches, seguida de Duda Stancione, vencedora entre as Novatas, e Aurélia Freitas.

“Iniciamos 2024 em grande estilo, com disputas, diversão e com as grandes mulheres que fizeram dessa corrida um grande espetáculo. Fiquei feliz com meu P4, mas feliz mesmo eu fico vendo as meninas entrarem na pista e se superarem a cada prova. Gratidão a todos que acreditam nesse projeto”, disse Rita Sanches, idealizadora e produtora do Mulheres em Ação.

Os pilotos da Sênior deram um show. A pole position foi de Ricardo Manoel, seguido de Marco Verga. Os dois se distanciaram do restante do pelotão, e Verga fez a passagem mais rápida (1min08s864) para alcançar o líder. A poucas voltas do final, quando ultrapassou Ricardo para assumir a ponta, na curva seguinte levou o troco, mas nesta manobra foi tocado e perdeu muito tempo. Com a punição para Ricardo Manoel, Verga ficou com a vitória na Geral e na classe pro, para pilotos com mais de 60 anos. Em segundo ficou Jorge Roque, vencedor da classe Cadete (pilotos entre 45 e 49 anos), seguido por Luiz Gouvêa, vencedor da classe Master (entre 50 e 59 anos). Na quarta posição ficou Ricardo Manoel, com Carlos Barros e Ronaldo Christófano a seguir.

Na hora em que a Graduados entrou no circuito, despencou um temporal sobre o kartódromo. Allan Felix Espadrezani aproveitou a primeira volta para fazer um tempo bem melhor que todos e conquistou a pole. Depois de cerca de 20 minutos aguardando a diminuição de intensidade da chuva foi dada a largada, e Allan foi só se distanciando com traçado perfeito no asfalto molhado, completando o giro mais rápido em 1min29s844, para vencer tranquilamente. Em segundo terminou Paulo Daniel, seguido de Elcio Lora, Diego Rocha, o atual campeão da Light Thiago Rocha e Edicarlos Tomiazzi fechando os seis primeiros.

Para finalizar as provas, a categoria Elite também correu com o asfalto molhado, e com a participação do jovem gaúcho Heitor Dall’Agnol Farias, de 14 anos de idade e atual campeão brasileiro de F-4 Júnior. A pole position ficou com Fernando Braga, que venceu com apenas 1s761 de diferença para André Reis, dono da volta mais rápida (1min27s385), seguido de Jorge Roque. A seguir terminaram Matheus Nozaki, Alexandre Porche – atual campeão da Graduados – e Eduardo Barbosa em sexto. Com problemas em seu kart, Heitor terminou no 12º posto.

A segunda etapa do AKSP Master Challenge e do Interlagos Trophy será realizada no dia 8 de fevereiro, novamente no Kartódromo de Interlagos.

Ações sociais e muitos prêmios, brindes e diversão

Nesta abertura de campeonato o AKSP Master Challenge realizou como Ação Social a arrecadação de fraldas descartáveis para o Fernandinho, filho que está prestes a nascer do piloto Christian Marchini.

Antes da etapa foram realizados sorteios entre todos os pilotos que pagaram as suas inscrições com antecedência. Adriana Tonsig ganhou um par de Luvas DKR com personalização, e Adriano Siqueira (Light), Diego Rocha (Graduados), José de Jesus (Elite), Cris Stancione (Mulheres em Ação) e Gerson Roschel (Sânior) levaram cesta de frutas e verduras oferecidas pelo Empório Santa Nina.

Outros sorteios entre todos os participantes foram de jantar para casal no Restaurante Low BBQ, e voucheres da Box 4 Car, Carlos Massoterapia, Frangaria JK, Mary Estética, Pizza Crek, Rolley Beach, Studio Divando e Studio 16 Hair e Beauty Moema.

Os seis primeiros colocados de cada categoria foram premiados com kits Giovanna Baby e Phytoervas, e o sétimo colocado de cada modalidade levou para casa um kit da Cervejaria Paulistânia. Todas as mulheres participantes levaram vasos de flores da Floricultura Jardim dos Amores.

Em momento de descontração, o último colocado de cada prova recebeu o ‘Troféu Mão de Pau’, acompanhado de voucher para aulas de violão on-line da MRC Produções. Já o penúltimo colocado ganhou o ‘Troféu Abacaxi’, que se trata mesmo da fruta, oferecida pelo Empório Santa Nina. E finalmente o antepenúltimo colocado de cada categoria ganhou o ‘Troféu Puro Sangue’, que é uma divertida volta na carroceria do caminhão do piloto Ronaldo Christófano, transportador de cavalos entre haras.

O Auto Posto Colônia ofereceu um galão de combustível para o Casal Gasolina, formado pela santista Cristiane Stancione e seu marido Eduardo Brito. No final da programação foi dividido o tradicional bolo para os aniversariantes do mês, em que a piloto Janaina Zoumbounelos foi sorteada com uma obra de arte em papel da Mundo Papercraft.

Resultados do GP MRC Produções, primeira etapa do AKSP Master Challenge e do Interlagos Trophy:

Light: 1) Gabriel Vitorino, 14 voltas em 18min59s218; 2) Rodrigo Molisani, a 0s391; 3) Fábio Roberto da Silva, a 9s282; 4) Guilherme Pegoraro, a 22s816; 5) Kauê Gomes, a 22s987; 6) Jonathan Severo, a 23s473; 7) Carlos Marinho, a 24s734; 8) Luan Luz, a 27s568; 9) Ronaldo Christófano, a 28s148; 10) Rodrigo Garcia, a 28s715.

Mulheres em Ação: 1) Letícia Pagy, 13 voltas em 17min02s490; 2) Janaina Zoumbounelos, a 0s408; 3) Lucimara Reimberg, a 0s664; 4) Rita Sanches, a, a1s183; 5) Duda Stancione, a 48s067; 6) Aurélia Freitas, a 1 volta; 7) Talita Keli, a 1 volta; 8) Ana Carla da Conceição, a 1 volta; 9) Cristiane Stancione, a 1 volta; 10) Mirna Firmino, a 1 volta.

Sênior: 1) Marco Verga, 16 voltas em 19min03s669; 2) Jorge Roque, a 8s815; 3) Luiz Gouvêa, a 10s084; 4) Ricardo Manoel, a 10s087; 5) Carlos Barros, a 19s033; 6) Ronaldo Chris

EB - www.autoracing.com.br

Tags
,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.