Jos Verstappen quer “paz” e “calma” na Red Bull

segunda-feira, 18 de março de 2024 às 9:35

Max Verstappen, Helmut Marko e Christian Horner

Jos Verstappen quer a “paz” e a “calma” restauradas nos bastidores da Red Bull porque seu filho Max é bombardeado com perguntas sobre Christian Horner em todas as corridas.

A saga em torno de uma óbvia luta pelo poder e o comportamento de Horner com uma funcionária agora suspensa continua.

O desenvolvimento mais recente é que a mulher já apresentou uma queixa à FIA através do comitê de ética da federação que governa a Fórmula 1.

“A Red Bull Racing disse que não tinha conhecimento da reclamação e não faria nenhum comentário”, relatou o jornal alemão Bild.

Na semana passada, descobriu-se que a mulher também apelou das conclusões da própria investigação interna da Red Bull, que inocentou Horner de qualquer irregularidade.

“Um cronograma para seu processo de apelação está sendo elaborado”, disse uma fonte.

Quanto à nova queixa apresentada à FIA, um porta-voz da federação disse que o comitê de ética trabalhará de forma autônoma e confidencial.

“Como resultado, não podemos confirmar o recebimento da reclamação ou fazer comentários”, afirmou o porta-voz.

Outras fontes relatam que as facções em guerra da Red Bull, incluindo Horner, Helmut Marko e os Verstappens, estão implementando um “cessar-fogo” público sobre o escândalo antes do GP da Austrália deste fim de semana.

Competindo em um rally na Bélgica – que ele venceu – no fim de semana, o pai de Max Verstappen, Jos, admitiu que uma “luta pelo poder” está em curso na Red Bull.

“Isso faz parte, mas também é necessário que haja paz na equipe agora”, declarou ele à agência de notícias belga Sporza. “É preciso voltar a ter calma, mas dadas as circunstâncias, acho que vai demorar um pouco”.

“Não posso dizer muito sobre isso. Espero que eles possam se concentrar nas corridas novamente em breve, porque é disso que se trata. E é importante que Max continue vencendo”.

“O carro está funcionando muito bem e não há nada de errado entre os engenheiros e ele. Na maioria das vezes, Max pode se desligar de tudo, mas ele recebe muitas perguntas sobre isso. Ele não gosta, mas também faz parte da F1”.

Leo Turrini, um respeitado jornalista italiano, pensa que toda a saga é mais do que o comportamento de Horner ou até mesmo alguma luta arbitrária pelo poder.

“Talvez Verstappen sênior e Marko estejam certos ao duvidar que o império possa sobreviver sem a Porsche a partir de 2026”, escreveu ele em sua coluna no Quotidiano.

“Eles estão brigando entre si porque o futuro está em jogo. E todos podem perder”.

“Max tem uma cláusula de saída no contrato e a Mercedes o contrataria imediatamente. Na Aston Martin, eles o cobririam com ouro”, brincou Turrini.

“Porém, quais são as intenções de Max? Desistir do título de 2025 a fim de se preparar para uma nova era?”

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.