Jornalistas pedem que a Audi conte a verdade sobre rumores

sábado, 28 de outubro de 2023 às 9:50

F1 da Audi em Xangai

Três dos jornalistas mais respeitados da Fórmula 1 lançaram luz extra sobre os rumores que emergem da parceria Sauber-Audi.

Um artigo no Der Spiegel, um semanário de notícias alemão altamente confiável, sugere que após a recente demissão do CEO da Audi, Markus Duesmann, o conselho da marca de propriedade da VW pode estar repensando seu compromisso de 2026 com a Sauber e a F1.

No entanto, Michael Schmidt, da revista alemã Auto Motor and Sport, relata que os altos escalões da Audi de fato se reuniram na segunda-feira para discutir medidas de redução de custos sob o novo presidente Gernot Dollner.

O tema da Fórmula 1 aparentemente não foi mencionado explicitamente, disse Schmidt, embora tenha ouvido falar que há rumores de que alguns membros do conselho e diretores são contra o projeto da F1.

Enquanto isso, o novo presidente Dollner chegou à Audi vindo da Porsche – e há rumores de que o projeto Sauber-Audi pode simplesmente ser transferido para a Porsche.

Mas parte do problema com os rumores atualmente é que o novo chefe da Audi, Dollner, ainda está em um acordo de confidencialidade com a Porsche, onde está restrito em termos do que pode dizer publicamente até 9 de dezembro.

Na sequência do artigo do Der Spiegel, coube, portanto, ao CFO da Audi, Jurgen Rittersberger, fazer um breve comentário, insistindo que o projeto da F1 ainda está em andamento e que nenhuma outra decisão foi tomada.

O veterano jornalista suíço Roger Benoit escreveu no jornal Blick que os comentários de Rittersberger representam pouco mais do que um tímido sim à F1 por enquanto. “Espera-se que o novo CEO comente sobre a campanha da Fórmula 1 até o final do ano”, acrescentou Schmidt, da Auto Motor and Sport.

Financeiramente, a Audi já está extremamente comprometida, com 25% da propriedade da Sauber, sediada em Hinwil, já consolidada. E até dezembro, a Audi terá adquirido mais de metade das ações da equipe por colossais 300 milhões de euros.

O atual proprietário da equipe, Finn Rausing, aparentemente assinou um contrato de dez anos com a Audi, que custaria à montadora alemã uma soma de três dígitos de milhões para ser rompido, de acordo com uma cláusula de rescisão protetora.

Outra conhecida jornalista alemã de F1, Bianca Garloff, disse ao Sport1: “A Audi já gastou um total de cerca de 500 milhões de euros para entrar na Fórmula 1 em 2026”.

Quanto aos rumores, ela explicou: “Onde há fumaça, há fogo. Mas o projeto ainda não morreu”.

Benoit diz que a bola está firmemente com a Audi para esclarecer a tempestade de especulações. “Digam a verdade!” exclamou ele. “Após semanas de especulação, o silêncio não é mais uma opção. Os fãs também têm o direito de saber o que está acontecendo”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.