Jornalista teria descoberto o truque da Red Bull para não quicar (atualização)

terça-feira, 14 de junho de 2022 às 13:16

Amortecedores traseiros perto do escape da Red Bull

Atualização de 15/06/2022 – Sim, o Mate confirmou que caíamos nessa piada de 1 de abril do Craig Scarborough. O Craig é tão bom que conseguiu fazer uma piada totalmente crível, já que existem inúmeros estudos reais sobre o assunto (links abaixo) que pesquisamos antes de publicarmos.

Queremos aproveitar para agradecer a vários “especialistas em F1 de redes sociais” por terem nos dado tanta atenção divulgando o Autoracing gratuitamente mundo afora e nos brindando com o maior número de acessos desde o dia 13 de dezembro de 2021, um dia após o GP de Abu Dhabi, que definiu o campeão mundial de F1 daquele ano.

Os links que pesquisamos antes de publicarmos:

On non-Newtonian effects in fluidic shockabsorbers
FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNCIA – FEM, UNICAMP
Estudo da Modelagem do amortecedor magneto-reológico
Sketch of the non Newtonian fluid damper
Non Newtonian Fluids As Ultra High Acceleration G-Force Dissipaters And Shock Absorbers
O que é fluido magneto reostático?

O post original que fizemos continua abaixo!

Craig Scarborough é um jornalista/ilustrador freelance que acompanha a Fórmula 1 desde os anos 70 e a partir de 2000 se concentrou exclusivamente na tecnologia usada na F1.
De acordo com o que Scarborough escreveu em seu Twitter, a Red Bull teria encontrado uma solução bastante engenhosa para o problema do quique de seu carro, por isso eles podem correr com o carro muito próximo do asfalto sem sofrer o problema.

“Com molas a gás e inertes proibidos, eles exploraram um amortecedor cheio de fluido não newtoniano (NNF).”

“Todo mundo sabe por experimentos científicos caseiros que os fluidos não newtonianos são líquidos, mas se tornam semi-sólidos quando uma grande força é aplicada a eles. Como o amido de milho em um experimento de alto-falante, até o creme é um NNF!”

“Falei com o ex-engenheiro de suspensão da Honda da RBR, Kesonyu-san, sobre o sistema. O amortecedor preenchido com NNF não afeta o movimento normal da suspensão, mas quando o carro começa a quicar, suas propriedades não newtonianas resistem ao quique. ‘Engenharia de Intervenção Porpoising’ ele chama isso!”

“Jo me explicou que o fluido é difícil de projetar, operar e manter. Precisa estar em uma temperatura mais alta, então a configuração da suspensão pushrod traseira do RB18 coloca o amortecedor de fluido próximo ao escapamento quente. A mecânica brinca que é o amortecedor de creme, mas tirar o amortecedor quente tem riscos…”

Nota do editor: O Autoracing não conseguiu confirmar isso com sua fonte dentro da Red Bull, que não desmentiu, mas também não confirmou.

AS - www.autoracing.com.br

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