Jonathan Wheatley sobre Abu Dhabi 2021: Havia um monte de carros a ser ultrapassados depois
quinta-feira, 1 de maio de 2025 às 13:25
Jonathan Wheatley e Michael Masi
O GP de Abu Dhabi de 2021 ficou marcado na F1 como um dos momentos mais controversos da história da categoria, depois que Max Verstappen garantiu o título em uma disputa desigual de uma volta com Lewis Hamilton, graças a Michael Masi.
Vira e mexe há algum personagem daquele GP falando sobre os acontecimentos no final da corrida, quando o piloto da Williams, Nicholas Latifi, bateu faltando 5 voltas para a bandeirada. Naquele momento Hamilton estava liderando a corrida com mais de 11 segundos de vantagem.
Com a batida de Latifi, o diretor de prova corretamente acionou o safety car, já que vários detritos da Williams se espalharam pela pista. Na tentativa de retomar a corrida atabalhoadamente, o diretor Michael Masi instruiu que apenas alguns carros – justamente aqueles que estavam entre Hamilton e Verstappen – passassem pelo safety car, e não todos, o que contrariava e contraria o regulamento até hoje.
Com todos os carros entre Hamilton e Verstappen liberados, a corrida foi retomada e o holandês, que fez um pit stop de última hora para trocar para pneus novos e macios, fez a manobra na última volta, na curva 5 sobre Hamilton, que tinha pneus duros e com cerca de 40 voltas de uso.
A decisão de retomar a corrida sem tempo para que o regulamento fosse cumprido, ou seja, que todos ou nenhum carro pudesse ultrapassar o Safety Car, foi determinantemente influenciada pelo diretor esportivo da Red Bull, Jonathan Wheatley, que efetivamente ditou a Masi o que ele deveria fazer.
Wheatley deixou a Red Bull no final da temporada de 2024 para assumir o cargo de chefe de equipe do projeto de F1 da Audi, o que gerou certa preocupação em Jos Verstappen.
Em meio a especulações de que Verstappen poderia optar por deixar a Red Bull em meados de 2026, as preocupações de Jos com a saída de Wheatley parecem ser justificadas em uma entrevista recente no Beyond the Grid.
A decisão de Masi influenciado por Wheatley levou ao primeiro título de Max Verstappen
O papel de Wheatley na Red Bull abrange muitas coisas, pois é responsabilidade do diretor esportivo conhecer o regulamento de dentro para fora.
Verstappen expressou suas preocupações com a saída de Wheatley, enquanto questionava a capacidade da Red Bull de entregar um carro campeão sem figuras influentes como ele e Adrian Newey.
Seus comentários mais recentes sobre Abu Dhabi 2021 parecem justificar isso, já que foi sua rápida ação sobre o diretor Michael Masi que levou ao primeiro título de Verstappen.
“Eu estava muito ocupado internamente no interfone. Estávamos lidando com o abandono do carro dele. Não seria um abandono simples. Aí aconteceu esse acidente”, disse Wheatley.
“A questão mais importante é: entraremos no boxe? Não entraremos boxe? O Max está vindo para trocar os pneus? Ele não está vindo? Houve um pouco de conversa sobre isso.”
“Bang, entramos para trocar os pneus. E então, ao mesmo tempo, você pode ver que há um monte de carros a ser ultrapassados depois. E você fica pensando, e vou ser sincero, eu não tinha 100% de certeza de qual volta estávamos.”
“Tudo o que eu sabia era que queria limpar tudo o mais rápido possível e começar a correr. A corrida foi reiniciada, o Max venceu e nós comemoramos. E foi uma sensação incrível.”
O vídeo abaixo é apenas parte da conversa de Wheatley com Masi. O vídeo completo da conversa, que foi publicado pelo Autoracing aqui no dia 9 de fevereiro de 2022 e que rendeu mais de 1.200 comentários na matéria, foi deletado pela própria Fórmula 1.
Jonathan Wheatley foi uma peça-chave na equipe bem-sucedida da Red Bull
Embora Wheatley fosse frequentemente a voz que se ouvia falando com o diretor de corrida para discutir assuntos esportivos, ele também desempenhou um papel fundamental na organização dos pit stops incrivelmente rápidos.
A equipe de boxes da Red Bull era a mais rápida da F1, tendo conquistado o Prêmio de Pit Stop Mais Rápido por sete anos consecutivos, entre 2018 e 2024.
Seu impacto na equipe foi visto no recente GP do Bahrain, quando Verstappen e Yuki Tsunoda enfrentaram pit stops lentos que impactaram drasticamente sua estratégia.
Isso impediu Verstappen de potencialmente disputar um pódio na corrida, enquanto Tsunoda perdeu mais pontos para a Red Bull com a parada de quatro segundos – o dobro do que normalmente acontece na equipe.
Martin Brundle disse que Wheatley provavelmente estava “olhando” do muro dos boxes da Sauber e observando o caos na Red Bull, que foi atribuído a uma falha técnica no sistema de semáforos.
O impacto de Wheatley já foi visto na Sauber, com a equipe entrando no top cinco dos pit stops mais rápidos.
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