Jolyon Palmer: Perez parece ter desaprendido a arte de pilotar

sexta-feira, 29 de setembro de 2023 às 13:47

Joylon Palmer

Jolyon Palmer, ex-piloto de Fórmula 1 que escreve regularmente para o site oficial da F1, criticou fortemente Sergio Perez pelas corridas “totalmente desesperadas” e “incompreensíveis” do piloto da Red Bull depois de bater em outros pilotos de forma bizarra nos GPs de Singapura e do Japão.

O piloto de 33 anos está enfrentando uma série pesadelos depois de corridas repletas de erros no Marina Bay Street Circuit e em Suzuka. Perez arruinou as corridas de Yuki Tsunoda e Alex Albon, no GP de Singapura, e do piloto da Haas, Kevin Magnussen, no Japão.

Uma tentativa incompleta de ultrapassar Tsunoda fez com que o jovem de 23 anos abandonasse na primeira volta em Singapura. Perez balançou seu Red Bull no meio do caminho ao lado do AlphaTauri com nenhuma convicção para fazer o movimento durar. Isso deixou o piloto japonês com danos definitivos na suspensão traseira direita.

Perez arruinou o GP de Cingapura de Tsunoda e Albon e o GP do Japão de Magnussen

Tsunoda tentou mancar de volta aos boxes após seu contato com Perez na curva 5 antes de finalmente abandonar na curva 14. Seu AlphaTauri estava muito danificado para correr depois que o mexicano destruiu o assoalho dele. Mas Perez não aprendeu com o erro e mais tarde tirou Albon dos pontos.

Albon estava a caminho de marcar pontos vitais para a Williams para o campeonato de construtores em P9. Mas Perez arruinou as esperanças de Albon terminar entre os 10 primeiros ao empurrar o piloto de 27 anos para o lado. O piloto da Red Bull acertou Albon na curva 13, numa ultrapassagem nunca aconteceu.

Perez estava muito para atrás, tarde demais para tentar qualquer ultrapassagem na curva 13, quase mandando Albon para as barreiras. Os comissários de corrida da FIA aplicaram ao mexicano uma punição de cinco segundos pela colisão. Mesmo assim, o mexicano repetiu seu erro no Japão, para desgraça de Magnussen.

Apenas sete dias depois de arruinar o GP de Cingapura de Albon, Perez arruinou o GP do Japão de Magnussen com outra tentativa bizarra de ultrapassagem. O piloto da Red Bull estava desesperado para voltar ao P16 e fez uma tentativa impossível para ultrapassar Magnussen na curva 11, que é um grampo.

A ultrapassagem nunca aconteceu, pois Perez mergulhou tarde demais para acertar a Haas de Magnussen e fazê-lo rodar. Perez travou seus pneus dianteiros, perdeu a frente do carro e sua roda dianteira direita acertou a traseira esquerda de Magnussen. A Red Bull mandou Perez abandonar a corrida. Mais tarde, ele retornaria ao circuito para cumprir a punição de cinco segundos recebida por causar a colisão.

Palmer sente que a habilidade de corrida do piloto da Red Bull ‘desapareceu completamente’

Perez recebendo punições de cinco segundos, apesar de ter arruinado o GP de Singapura de Albon e Tsunoda e o GP do Japão de Magnussen, irritou muitos. Mas Palmer sugere que os incidentes pintam uma imagem muito pior. Ele observa que a habilidade de corrida de Perez “desapareceu completamente” em uma coluna do site da Fórmula 1:

“Em Singapura, Perez derrubou Tsunoda na primeira volta, depois acertou Albon tirando-o dos pontos no final e recebeu uma punição redundante de cinco segundos que não afetou sua posição. Enquanto duas das equipes menores da F1 lamentaram grandes oportunidades perdidas.”

“Novamente no Japão, foi uma recuperação de curta duração para Checo, quando ele bateu na traseira de Kevin Magnussen no Grampo da curva 11 e fez o piloto da Haas rodar, incorrendo em outra punição de cinco segundos no processo.

“Foi uma mudança que sem dúvida nasceu da frustração por estar no carro mais rápido do grid e ficar preso por mais tempo do que o previsto atrás da equipe mais lenta de domingo, enquanto estava desesperado para recuperar algum terreno. Mas também foi uma jogada totalmente desesperadora para um piloto que parece ter esquecido a sua arte de corrida.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.