Jenson Button – Piloto do Ano de 2011

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012 às 18:38

f111-button-cingapura-sabado350Nome: Jenson Button. Nascimento: 19 de janeiro de 1980, em Frome, Inglaterra. Equipe: McLaren-Mercedes (F1). Títulos: Oito vezes campeão inglês de kart (1989/1995); Campeão Europeu de Super Kart (1997); Campeão Inglês de F-Ford (1998); Campeão Mundial de Formula 1 (2009).

Jenson Button  é o Piloto do Ano de 2011. O inglês de 31 anos de idade não conseguiu ser campeão mundial de F1 pela segunda vez, sucumbindo frente à hegemonia acachapante da Red Bull de Sebastian Vettel. Mas foi vice-campeão, venceu três corridas e sempre foi a ameaça mais forte ao piloto alemão. De forma surpreendente, Button superou com folga seu colega na equipe McLaren, o prodígio Lewis Hamilton.

Após três temporadas nas equipes Williams (2000), Benetton (2001) e Renault (2002), Jenson Button foi em 2003 para a equipe BAR, parceira da Honda. A sua melhor temporada foi a de 2004. O inglês obteve no GP de San Marino a sua primeira pole position na categoria, e só não venceu a prova (chegou em segundo) por não ter resistido à excelência do conjunto Ferrari/Michael Schumacher, que saiu na frente após o primeiro pit stop. Mesmo sem vitórias, Button foi o melhor classificado sem contar os pilotos da Ferrari: terceiro. Foram nove póios no total, sendo o primeiro a terceira posição no GP da Malásia.

Em 2005, Button acertou seu retorno a Williams, mas desistiu e teve que vencer uma briga jurídica para se manter na BAR-Honda. A equipe não teve um grande ano, ficou dois GPs afastada por fraude no sistema de combustível e Button obteve um terceiro lugar no GP da Alemanha como melhor resultado.  Em 2006, a BAR passou a se chamar Honda Racing. Em termos de constância, os resultados não foram os mesmos de 2004, mas mesmo assim Button alcançou a sua maior glória: a vitória no chuvoso GP da Hungria.

Em 2007 e 2008, os resultados da Honda foram muito fracos, o que fez com que a montadora japonesa decidisse abandonar o barco. Felizmente, a estrutura da equipe foi salva pelo diretor Ross Brawn e se mostrou extremamente competitiva, tanto que obteve o título antecipado com o próprio Button, que teve seis vitórias (Austrália, Malásia, Bahrain, Espanha, Mônaco e Turquia).

Em 2010, já na McLaren, o piloto inglês venceu duas etapas (Austrália e China) com base na estratégia e foi uma ameaça constante ao seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton.  Em 2011, foi mais do que uma ameaça: foi vice-campeão com 270 pontos, três vitórias (Canadá, Hungria e Japão), atrás apenas do quase imbatível Vettel. Por isso, ele é o PILOTO DO ANO AUTORACING!

Jenson Button obteve a vitória entre os internautas com 28,9% dos votos. Sebastian Vettel (F1) ficou na segunda posição com 26,9% dos votos.

Texto: Eduardo Behlingwww.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.