Jenson Button – GP da Itália – 14/09/2011

quarta-feira, 14 de setembro de 2011 às 17:59

button_australia_ffNome: Jenson Button. Nascimento: 19 de janeiro de 1980, em Frome, Inglaterra. Equipe: McLaren-Mercedes (F1). Títulos: Oito vezes campeão inglês de kart (1989/1995); Campeão Europeu de Super Kart (1997); Campeão Inglês de F-Ford (1998); Campeão Mundial de Formula 1 (2009).

Sebastian Vettel conquistou sua oitava vitória na temporada 2011 da Fórmula 1 no GP da Itália deste domingo em Monza. O piloto da Red Bull agora tem a possibilidade de garantir o bicampeonato mundial já na próxima etapa em Cingapura.

Jenson Button, da McLaren, chegou em segundo, e Fernando Alonso, da Ferrari, completou o pódio, suportando a pressão da segunda McLaren de Lewis Hamilton nas voltas finais.

Michael Schumacher (Mercedes) obteve o quinto lugar após uma atuação combativa, tendo duelado com Hamilton durante boa parte da prova. Felipe Massa (Ferrari) terminou em sexto depois de se envolver em um incidente com Mark Webber (Red Bull) nas voltas iniciais, seguido por Jaime Alguersuari (Toro Rosso) e Paul di Resta (Force India).

Bruno Senna (Renault) marcou seus primeiros pontos na Fórmula 1 com o nono lugar, após perder posições na confusão da primeira curva e fazer uma boa prova de recuperação, que culminou com uma ultrapassagem sobre Sebastien Buemi (Toro Rosso) nos momentos finais da corrida.

Vettel não largou bem e foi pressionado por Hamilton, mas quem teve um arranque espetacular foi Alonso, que saiu do quarto lugar para a ponta antes da primeira curva, chegando a passar pela grama. Schumacher também saiu muito bem, subindo para quarto à frente de Massa e Button.

Contudo, a problemática primeira chicane fez suas vítimas quando Vitantonio Liuzzi (HRT) rodou na zona de freada e, fora de controle, atingiu Vitaly Petrov (Renault) e Nico Rosberg (Mercedes). Os três abandonaram imediatamente, com o acidente provocando a entrada do safety car. A relargada aconteceu na terceira passagem.

Na quinta volta, Webber, que já havia deixado Button para trás, tentou ultrapassar Massa por fora na primeira chicane e se enroscou com o brasileiro. Massa rodou e caiu para décimo, enquanto Webber continuou com danos no bico antes de bater na barreira de pneus na Parabolica quando partes da asa dianteira entraram embaixo do carro.

Nessa mesma volta, Vettel atacou Alonso e fez uma ultrapassagem impressionante na curva Grande para assumir a liderança, vindo por fora com duas rodas na grama em alta velocidade. O alemão então deu sequência à sua “rotina” de abrir uma vantagem confortável no primeiro lugar.

O duelo entre Schumacher e Hamilton foi outro destaque das primeiras voltas. O piloto da Mercedes, que havia tomado a terceira colocação do inglês na relargada, passou a segurar a McLaren. Na abertura da volta 13, Hamilton passou Schumacher por dentro na freada da primeira chicane, mas levou o troco logo em seguida na curva Grande.

A disputa permitiu que Button colasse nos dois. Na 16ª volta, quando Schumacher espremeu Hamilton e o obrigou a sair com duas rodas na grama, Button aproveitou e superou seu companheiro de equipe. Provando que está em grande fase, ele também passou Schumacher com facilidade por fora na freada da Ascari. Com os pneus muito desgastados, o alemão deu início à primeira rodada de pit-stops.

Depois das paradas, as três primeiras posições se mantiveram, com Vettel à frente de Alonso e Button, mas Hamilton se encontrou novamente preso atrás de Schumacher, sem velocidade suficiente nas retas para superar a Mercedes. Na 28ª volta, o piloto da McLaren finalmente se livrou do alemão em uma manobra idêntica à de seu companheiro, por fora na freada da Ascari.

Button começou a pressionar Alonso na disputa pelo segundo lugar, mas não conseguiu a ultrapassagem. O inglês foi o primeiro entre os líderes a fazer sua segunda parada na volta 34. Os dois se mantiveram na mesma ordem após o pit-stop de Alonso, mas com a McLaren rendendo melhor com os pneus médios, Button superou a Ferrari na 36ª passagem.

Nas voltas restantes, com as principais posições estabilizadas, Hamilton ainda tentou chegar em Alonso, mas não teve tempo de tentar uma ultrapassagem e precisou se contentar com o quarto lugar, enquanto Vettel recebia a bandeirada com uma vantagem tranquila sobre Button.

Após três temporadas nas equipes Williams (2000), Benetton (2001) e Renault (2002), Jenson Button foi em 2003 para a equipe BAR, parceira da Honda. A sua melhor temporada foi a de 2004. O inglês obteve no GP de San Marino a sua primeira pole position na categoria, e só não venceu a prova (chegou em segundo) por não ter resistido à excelência do conjunto Ferrari/Michael Schumacher, que saiu na frente após o primeiro pit stop. Mesmo sem vitórias, Button foi o melhor classificado sem contar os pilotos da Ferrari: terceiro. Foram nove póios no total, sendo o primeiro a terceira posição no GP da Malásia.

Em 2005, Button acertou seu retorno a Williams, mas desistiu e teve que vencer uma briga jurídica para se manter na BAR-Honda. A equipe não teve um grande ano, ficou dois GPs afastada por fraude no sistema de combustível e Button obteve um terceiro lugar no GP da Alemanha como melhor resultado.  Em 2006, a BAR passou a se chamar Honda Racing. Em termos de constância, os resultados não foram os mesmos de 2004, mas mesmo assim Button alcançou a sua maior glória: a vitória no chuvoso GP da Hungria.

Em 2007 e 2008, os resultados da Honda foram muito fracos, o que fez com que a montadora japonesa decidisse abandonar o barco. Felizmente, a estrutura da equipe foi salva pelo diretor Ross Brawn e se mostrou extremamente competitiva, tanto que obteve o título antecipado com o próprio Button, que teve seis vitórias (Austrália, Malásia, Bahrain, Espanha, Mônaco e Turquia).

Em 2010, já na McLaren, o piloto inglês venceu duas etapas (Austrália e China) com base na estratégia e foi uma ameaça constante ao seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton. Neste ano de novo, já venceu duas corridas e esteve muito próximo em outras oportunidades. Está muito próximo da vice-liderança do campeonato, após mais uma exibição de gala na Itália. Por isso, mais uma vez, ele é o PILOTO DA SEMANA AUTORACING!

Jenson Button obteve a vitória entre os internautas com 34,2% dos votos. Sebastian Vettel (F1) ficou na segunda posição com 42,7% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.