Jenson Button – GP da Bélgica – 31/08/2011

quarta-feira, 31 de agosto de 2011 às 17:52

button_australia_ffNome: Jenson Button. Nascimento: 19 de janeiro de 1980, em Frome, Inglaterra. Equipe: McLaren-Mercedes (F1). Títulos: Oito vezes campeão inglês de kart (1989/1995); Campeão Europeu de Super Kart (1997); Campeão Inglês de F-Ford (1998); Campeão Mundial de Formula 1 (2009).

Após um “jejum” de três corridas, Sebastian Vettel voltou a vencer no GP da Bélgica disputado neste domingo no circuito de Spa-Francorchamps. Foi o sétimo triunfo do atual campeão mundial na temporada 2011, que o deixou ainda mais tranquilo em sua caminhada rumo ao segundo título.

Mark Webber completou a dobradinha da Red Bull com uma ótima atuação para chegar em segundo depois de uma má largada, com Jenson Button, da McLaren, tirando o último degrau do pódio de Fernando Alonso (Ferrari) com uma ultrapassagem no final da prova.

Vettel largou bem e manteve a liderança na primeira curva, mas foi ultrapassado por Nico Rosberg (Mercedes) – que teve um início bastante forte saindo do quinto lugar no grid – na grande reta entre a Eau Rouge e a Les Combes, a zona do DRS. No entanto, o primeiro lugar do piloto da Mercedes não durou muito, já que Vettel deu o troco já na terceira volta.

Alonso teve um começo espetacular vindo da oitava colocação no grid, assumindo a ponta após passar Hamilton, Felipe Massa (Ferrari) e Rosberg em rápida sucessão e aproveitando a primeira parada antecipada de Vettel na sexta passagem. Na disputa acirrada com seu companheiro de equipe, Massa acabou perdendo outra posição para Hamilton.

O espanhol fez seu primeiro pit-stop logo depois e voltou atrás de Webber, que mais uma vez largou muito mal e foi o primeiro a parar já na quarta passagem. Porém, ele deu sequência à sua corrida agressiva e deixou o australiano para trás na 10ª volta. Com a conclusão da primeira rodada de pit-stops, Vettel recuperou a liderança à frente de Alonso e Webber.

Na volta 13, um acidente entre Lewis Hamilton e Kamui Kobayashi provocou a entrada do safety car. O inglês havia acabado de ultrapassar o piloto da Sauber, que tentou dar o troco na freada da Les Combes. Os dois se tocaram e Hamilton bateu forte no guard-rail, aparentemente perdendo a consciência por alguns segundos, mas conseguindo sair do carro sem problemas pouco depois.

Vettel aproveitou o safety car para fazer sua segunda parada e devolveu a liderança para Alonso, caindo para terceiro atrás de Webber. Na relargada, ele superou seu companheiro e começou a pressionar a Ferrari, visivelmente mais rápido com seus pneus novos. O alemão passou na 17ª volta e voltou ao primeiro lugar, abrindo uma vantagem confortável em poucas voltas.

Quando a ordem se estabilizou após muita ação e disputas, Button começou a se destacar. O piloto da McLaren subiu de oitavo para quarto em sete voltas, ultrapassando Michael Schumacher (Mercedes), Adrian Sutil (Force India), Massa e Rosberg.

Na volta 30, Alonso fez sua segunda parada e voltou em quarto. Vettel parou pela terceira vez na passagem seguinte e voltou atrás do novo líder Button, mas recuperou a ponta com uma manobra tranquila na zona do DRS. O piloto da McLaren também parou logo depois e caiu para quarto, atrás de Webber.

Com um rendimento superior, Webber atacou Alonso na 37ª volta e passou sem problemas, formando a dobradinha da Red Bull. A três voltas do final, Button também deixou a Ferrari para trás e garantiu o último degrau do pódio.

Após três temporadas nas equipes Williams (2000), Benetton (2001) e Renault (2002), Jenson Button foi em 2003 para a equipe BAR, parceira da Honda. A sua melhor temporada foi a de 2004. O inglês obteve no GP de San Marino a sua primeira pole position na categoria, e só não venceu a prova (chegou em segundo) por não ter resistido à excelência do conjunto Ferrari/Michael Schumacher, que saiu na frente após o primeiro pit stop. Mesmo sem vitórias, Button foi o melhor classificado sem contar os pilotos da Ferrari: terceiro. Foram nove póios no total, sendo o primeiro a terceira posição no GP da Malásia.

Em 2005, Button acertou seu retorno a Williams, mas desistiu e teve que vencer uma briga jurídica para se manter na BAR-Honda. A equipe não teve um grande ano, ficou dois GPs afastada por fraude no sistema de combustível e Button obteve um terceiro lugar no GP da Alemanha como melhor resultado.  Em 2006, a BAR passou a se chamar Honda Racing. Em termos de constância, os resultados não foram os mesmos de 2004, mas mesmo assim Button alcançou a sua maior glória: a vitória no chuvoso GP da Hungria.

Em 2007 e 2008, os resultados da Honda foram muito fracos, o que fez com que a montadora japonesa decidisse abandonar o barco. Felizmente, a estrutura da equipe foi salva pelo diretor Ross Brawn e se mostrou extremamente competitiva, tanto que obteve o título antecipado com o próprio Button, que teve seis vitórias (Austrália, Malásia, Bahrain, Espanha, Mônaco e Turquia).

Em 2010, já na McLaren, o piloto inglês venceu duas etapas (Austrália e China) com base na estratégia e foi uma ameaça constante ao seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton. Neste ano de novo, já venceu duas corridas e esteve muito próximo em outras oportunidades. Está muito próximo do vice-líder do campeonato, após mais uma exibição de gala na Bélgica. Por isso, mais uma vez, ele é o PILOTO DA SEMANA AUTORACING!

Jenson Button obteve a vitória entre os internautas com 49,6% dos votos. Michael Schumacher (F1) ficou na segunda posição com 27,8% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

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