Jenson Button: Força mental é um dos fatores mais importantes na F1

quinta-feira, 18 de abril de 2024 às 14:15

Jenson Button – Campeão mundial de 2009

A Fórmula 1 é um esporte bastante previsível hoje em dia, com Max Verstappen e sua dominante Red Bull sobem ao degrau mais alto do pódio em quase todas as corridas. Para os jovens pilotos que tentam se estabelecer na F1 em equipes menores, isto representa todos os tipos de desafios, à medida que as esperanças de marcar pontos desaparecem todos os fins-de-semana. Por causa disso, o ex-piloto e conselheiro da Williams, Jenson Button, acredita que o sucesso na F1 requer força mental.

“Não se trata apenas de pilotar um carro”, disse o campeão mundial de 2009, Jenson Button, quando perguntado. “Há muita pressão sobre seus ombros.”

Essa pressão se acumula sobre jovens pilotos como o piloto da Williams, Logan Sargeant, que está em sua segunda temporada com a equipe britânica. Apesar de ter conquistado “grandes coisas” em sua carreira júnior, incluindo vitórias em corridas de Fórmula 2 e F3, o americano ainda não marcou nenhum ponto em 2024 e só conseguiu um P10 lugar em sua temporada de estreia.

“É muito difícil para um piloto ter tanta confiança quando você vê os tempos de volta de outros pilotos, o que pode te derrubar muito rapidamente”, explica Button. “Então você responde a 100 perguntas sobre por que você não é tão rápido quanto seu companheiro de equipe ou o resto do grid.”

Força mental é essencial na F1

Devido a isso, Button acredita que a força mental de um piloto é tão essencial para o sucesso no esporte quanto o carro veloz abaixo dele. A chave para isso não é apenas dizer: “Bem, vou guiar rápido porque sei que posso fazer isso”, diz Button. Em vez disso, trata-se de aprender a aproveitar os pontos altos, como uma volta de classificação limpa, boas ultrapassagens ou pontos, pois isso ajudará a aumentar a confiança dos pilotos mais jovens.

“Estamos em um esporte onde você terá mais fracassos do que vitórias. É assim que acontece na Fórmula 1”, diz Button. “Portanto, trata-se de aproveitar esses momentos, esses bons momentos. Isso soma, te dá confiança e isso te deixa mais forte.”

Outro fator que pode inspirar confiança nos novos pilotos da F1 é passar tempo com pilotos experientes e aprender com eles. Devido a isso, Button acha que seu tempo com Sargeant trabalhando no especial de TV “Lap Of Legends” da Williams pode ser uma boa opção para o jovem americano no futuro.

No show, que foi criado em parceria com uma cervejaria americana, Sergeant e Button se juntam a campeões de F1, incluindo Alain Prost, Mario Andretti e Nigel Mansell, em uma corrida virtual que coloca campeões históricos e seus carros contra Sargeant em seu atual carro de F1.

“Acho que Logan passar um tempo com tantos campeões mundiais em épocas diferentes foi muito importante”, diz Button. “Acho que ele aprendeu muito – isso não muda sua mentalidade da noite para o dia, mas acho que foi um passo positivo para Logan.”

Na corrida, os dados de cada piloto e de seu carro foram usados para criar uma corrida que coloca máquinas de F1 virtuais contra um carro de F1 da Williams do mundo real.

“Logan provavelmente foi mais cauteloso do que o esperado”, diz Button. “Mas ele está competindo contra lendas e foi legal. Provavelmente fui um pouco agressivo também, mas foi bom ver, e houve uma boa luta durante toda a corrida.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.