Jehan Daruvala vence corrida principal da F2 em Monza

domingo, 11 de setembro de 2022 às 8:20

Jehan Daruvala

Jehan Daruvala segurou Frederik Vesti para conquistar sua primeira vitória na Fórmula 2 de 2022, em uma corrida que viu apenas 14 carros pegarem a bandeira quadriculada.

Jack Doohan havia conquistado a pole, mas foi rapidamente engolido pelo segundo colocado Liam Lawson e Marcus Armstrong quando o volante de Doohan aparentemente falhou, levando-o a não conseguir soltar a embreagem conforme desejado.

O recém-coroado campeão Felipe Drugovich tomou o segundo lugar de Armstrong na chicane Roggia, enquanto a corrida de Doohan ia de mal a pior. Ele tentou compensar sua má largada na segunda chicane, atingindo a roda traseira de Daruvala e saindo da pista, ficando fora de controle e também atingindo Logan Sargeant, com ambos forçados a abandonar.

Atrás, Théo Pourchaire, depois de perder o título de 2022 para Drugovich ontem, se viu em um sanduíche da equipe Campos que viu seu carro arremessado contra o muro na Curva Grande. Ele, Olli Caldwell, Ralph Boschung e Luca Ghiotto abandonaram como consequência do incidente.

O Safety Car foi acionado para limpar os carros acidentados. Atrás, Dennis Hauger recebeu uma penalidade de drive-through por as rodas não terem sido montadas em seu carro no sinal de três minutos.

A corrida recomeçou com Armstrong ultrapassando Drugovich para segundo, mas com Lawson mantendo a liderança. No entanto, a corrida foi rapidamente neutralizada pela segunda vez na sétima volta, quando Calan Williams colidiu com as barreiras do lado de fora da Variante Ascari, danificando a parede de pneus.

Armstrong parou imediatamente, mas o líder Lawson foi incapaz de reagir rápido o suficiente. No entanto, os replays mostraram que Armstrong só conseguiu entrar no pit lane cruzando após o poste de amarração, quase garantindo uma penalidade de cinco segundos, seguido de ser notado por também acelerar no pit lane. Lawson, Drugovich e Jüri Vips pararam de forma mais ordenada na volta seguinte.

A bandeira vermelha acabou por ser acionada na volta nove e um reinício foi liderado por Richard Verschoor, que ainda não fez sua parada obrigatória. Armstrong, apesar de uma penalidade de 10 segundos, foi agressivo no reinício, ultrapassando Jehan Daruvala para terceiro, embora Daruvala recuperou o lugar antes de Armstrong entrar nos boxes para cumprir sua punição.

Vips tentou ultrapassar Lawson na Roggia, mas não conseguiu desacelerar o suficiente, batendo no ex-líder da corrida e girando-o. Lawson recebeu então uma bandeira preta e laranja na volta 15 por danos na asa dianteira. Vips foi considerado culpado pelo contato e recebeu uma penalidade de dez segundos.

Daruvala e Vesti conseguiram ultrapassar Sato pelo segundo e terceiro lugar, com o líder Verschoor agora sendo o único da frente que não tinha feito sua parada obrigatória. Verschoor acabou parando na volta 25, dando a Daruvala a liderança a cinco voltas do final.

Após 30 voltas frenéticas, Daruvala cruzou em primeiro com Vesti quase dois segundos atrás dele e Ayumu Iwasa conquistando o último lugar do pódio. O brasileiro Enzo Fittipaldi terminou em quarto, e Drugovich foi sétimo.

Classificação da prova:

Pos Carro Piloto Equipe
1 2 Jehan Daruvala Prema
2 9 Frederik Vesti ART
3 17 Ayumu Iwasa DAMS
4 22 Enzo Fittipaldi Charouz
5 1 Dennis Hauger Prema
6 24 David Beckmann Van Amersfoort
7 11 Felipe Drugovich MP
8 25 Amaury Cordeel Van Amersfoort
9 12 Clement Novalak MP
10 20 Richard Verschoor Trident
11 8 Juri Vips Hitech
12 4 Marino Sato Virtuosi
13 7 Marcus Armstrong Hitech
14 5 Liam Lawson Carlin
21 Calan Williams Trident
3 Jack Doohan Virtuosi
6 Logan Sargeant Carlin
10 Theo Pourchaire ART
16 Luca Ghiotto DAMS
15 Ralph Boschung Campos
14 Olli Caldwell Campos
Tatiana Calderon Charouz

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.