Japão 2023: Verstappen vence e Red Bull é campeã mundial de F1 de 2023

domingo, 7 de abril de 2024 às 1:55

Max Verstappen – Japão 2023

O holandês bicampeão Max Verstappen venceu com tranquilidade em Suzuka e com isso deu à sua equipe, Red Bull, o título de Campeã Mundial de Construtores da Fórmula 1 de 20213.

As duas McLarens chegaram atrás de Verstappen e Oscar Piastri garantiu seu primeiro pódio em sua carreira, conquistando a bandeira quadriculada em terceiro, atrás do companheiro de equipe Lando Norris.

Sergio Perez não terminou depois de uma batida bisonha em Kevin Magnussen.

Na largada, Piastri alinhou-se ao lado de Verstappen na primeira fila. Quando as luzes se apagaram, os pilotos da McLaren atacaram a Red Bull de ambos os lados, Piastri por dentro e Norris por fora, mas Verstappen manteve a liderança enquanto Norris passava à frente de seu companheiro de equipe para segundo.

Enquanto isso ocorreram múltiplas colisões no pelotão entre Sergio Perez e Lewis Hamilton e, mais atrás, Valtteri Bottas, Kevin Magnussen e Alexander Albon. Isso deixou destroços espalhados pela pista, então o safety car foi acionado antes do final da volta de abertura, com Perez, Albon, Bottas, Zhou Guanyu e Esteban Ocon indo para os boxes para novos pneus ou reparos.

A corrida foi reiniciada na quinta volta, com Verstappen liderando à frente de Norris, Piastri e as duas Ferraris de Charles Leclerc e Carlos Sainz em quinto. O oitavo colocado, George Russell, desafiou seu companheiro, Lewis Hamilton, na chicane final e avançou, apenas para Hamilton ultrapassar Russell de volta na reta dos boxes.

No final do grid, Logan Sargeant recebeu uma penalidade de cinco segundos por colidir com Bottas no grampo em um confronto que danificou o Alfa Romeo o suficiente para tirar Bottas da corrida. Na frente, os cinco primeiros pilotos estavam com pneus médios, com Verstappen conseguindo uma vantagem de cinco segundos sobre Norris na volta 13.

Depois de fazer uma parada mais cedo para uma nova asa dianteira, Perez estava abrindo caminho atrás de Magnussen. Enquanto lutavam pelo P11, Perez atacou atabalhoadamente o Haas no grampo e bateu em Magnussen, que rodou, deixando-o virado para trás enquanto Perez teve que ir aos boxes para outra nova asa dianteira.

Com os destroços na pista, o safety car virtual foi acionado. Piastri parou em terceiro para colocar pneus duros, enquanto Norris ficou preso atrás do vagaroso Perez, que estava abandonando com um carro danificado. Quando a corrida ficou verde, a vantagem de Verstappen quase dobrou para nove segundos sobre Norris, como resultado da McLaren ser detida por Perez.

Verstappen e Norris logo foram para os boxes depois que acabou o VSC, o líder pegou um segundo conjunto de pneus médios e Piastri passou à frente de sua equipe para o segundo lugar, juntando-se a Norris nos duros. Russell permaneceu com os médios até a volta 25, em uma aparente tentativa de executar uma estratégia de parada única. Assim que a Mercedes parou, Norris passou para trás do companheiro de equipe em segundo, com Piastri recebendo ordem para deixá-lo passar logo em seguida.

Piastri e Norris finalmente foram para os boxes para um segundo jogo de pneus médios, com Piastri ficando atrás de Russell em quarto. O líder da corrida, Verstappen, finalmente parou para colocar pneus duros e retomou com uma liderança confortável, marcando a volta mais rápida da corrida em sua primeira volta completa fora dos boxes.

Piastri ultrapassou Russell por fora da curva um para voltar ao terceiro lugar. Verstappen gradualmente avançou ainda mais sobre Norris, que estava se afastando de seu companheiro de equipe. Verstappen completou as voltas restantes para garantir sua 12ª vitória da temporada e garantir o título de construtores para sua equipe Red Bull.

Norris ficou em segundo lugar, 19 segundos atrás do vencedor, com Piastri mais 17 segundos atrás, garantindo seu primeiro pódio em terceiro. Charles Leclerc ficou em quarto lugar pela Ferrari, com Hamilton atrás em quinto. Carlos Sainz ficou em sexto, menos de um segundo atrás da Mercedes de Hamilton, com Russell em sétimo em uma estratégia de uma parada, depois de ser ultrapassado pelos quatro pilotos à sua frente no trecho final da corrida.

Fernando Alonso terminou em oitavo pela Aston Martin, com os pontos finais ocupados pelos pilotos Alpine Esteban Ocon e Pierre Gasly, este último tendo sido ordenado a permitir a passagem do seu companheiro de equipe na última volta. Depois de abandonar a corrida, Perez foi voltou nas últimas voltas para cumprir a punição de cinco segundos por bater em Magnussen antes de se retirar definitivamente da corrida.

Veja a tabela final do GP do Japão

Pos Piloto Equipe Voltas Tempo Diferença
1 Max Verstappen Red Bull/Honda RBPT 53 1:30’58.421
2 Lando Norris McLaren/Mercedes 53 1:31’17.808 19.387
3 Oscar Piastri McLaren/Mercedes 53 1:31’34.915 36.494
4 Charles Leclerc Ferrari 53 1:31’42.419 43.998
5 Lewis Hamilton Mercedes 53 1:31’47.797 49.376
6 Carlos Sainz Jr. Ferrari 53 1:31’48.642 50.221
7 George Russell Mercedes 53 1:31’56.080 57.659
8 Fernando Alonso Aston Martin/Mercedes 53 1:32’13.146 1’14.725
9 Esteban Ocon Alpine/Renault 53 1:32’18.099 1’19.678
10 Pierre Gasly Alpine/Renault 53 1:32’21.576 1’23.155
11 Liam Lawson AlphaTauri/Honda RBPT 52 1 volta
12 Yuki Tsunoda AlphaTauri/Honda RBPT 52 1 volta
13 Zhou Guanyu Alfa Romeo/Ferrari 52 1 volta
14 Nico Hülkenberg Haas/Ferrari 52 1 volta
15 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 52 1 volta
16 Alexander Albon Williams/Mercedes 26 Abandono
17 Logan Sargeant Williams/Mercedes 22 Abandono
18 Lance Stroll Aston Martin/Mercedes 20 Abandono
19 Sergio Pérez Red Bull/Honda RBPT 15 Abandono
20 Valtteri Bottas Alfa Romeo/Ferrari 7 Abandono

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.