James Vowles: Verstappen não planejou fazer a curva 1 daquele jeito

quarta-feira, 10 de novembro de 2021 às 18:27

México 2021 – Three-wide na curva 1

A Mercedes acha que Max Verstappen estava “adivinhando e esperando pelo melhor” com a maneira como ele abordou a curva 1 no GP do México.

Largando em terceiro no grid no Hermanos Rodriguez, Verstappen saiu do vácuo de Bottas para a esquerda na longa reta até a primeira curva e freou bem depois de Valtteri Bottas.

Apesar de haver pouca margem para erro, o holandês fez uma manobra precisa e difícil e, ao assumir a liderança, ele assumiu o controle de uma corrida que venceu facilmente pata ficar agora 19 pontos à frente de Lewis Hamilton no topo do campeonato mundial.

O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, disse depois que a mudança foi planejada e até “ensaiada” por Verstappen durante sua volta de instalação a caminho do grid.

Bottas, por sua vez, foi “cutucado” imediatamente após a corrida pelo chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff e Hamilton, por “deixar a porta aberta”, embora o heptacampeão mundial tenha posteriormente oferecido apoio ao finlandês através das redes sociais.

Agora, no depoimento regular da equipe após a corrida, o diretor de estratégia dos Prateados James Vowles expressou a opinião de que não havia nada particularmente planejado previamente por Verstappen para fazer a curva 1.

“Se você viu os comentários de Verstappen depois, ficou bastante claro que ele estava entrando lá supondo e esperando pelo melhor, o que acabou funcionando para ele”, disse Vowles.

Além de estar muito no centro do circuito, Bottas freou antes para deixar Hamilton passar por dentro e dar a ele a liderança no que teria sido um aumento nas chances do britânico no campeonato, se tivesse funcionado.

Vowles acrescentou: “O fato de Verstappen largar bem significou que ele estava ao lado de Valtteri muito, muito rapidamente. O resultado disso é que eles terminaram em três lado a lado incrivelmente rápido durante a aproximação para a curva 1.”

“Agora era só uma questão de frear. Valtteri não estava na linha ideal, nem Lewis.”

“A aderência do lado direito do circuito é pior do que onde Verstappen estava na linha de corrida. Mesmo assim, as diferenças na frenagem deveriam ter sido de alguns metros, talvez não a diferença que você viu no final das contas, os pilotos frearam onde pensaram que poderiam”.

Bottas foi atingido por trás pela McLaren de Daniel Ricciardo na saída da Curva 1 e rodou.”

“Acabamos perdendo como resultado disso e mais ainda à medida que avançamos, como vocês viram”, continuou Vowles. “Outros carros também nos travaram, Ricciardo sendo um deles, o contato aconteceu e Valtteri foi retirado e empurrado para o fundo do grid.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.