James Vowles: Pneus de Verstappen acabaram só na última volta

quinta-feira, 28 de outubro de 2021 às 16:07

James Vowles – Mercedes

A equipe Mercedes acredita que os pneus de Max Verstappen “acabaram” na última volta do GP dos EUA, e que Lewis Hamilton poderia ter conquistado a vitória se a corrida tivesse apenas mais uma volta.

O ‘acabaram’ refere-se à vida útil do pneu, com degradação do desempenho ao longo das voltas no limite com base em uma tendência de queda previsível. Porque há um ponto em que o pneu é forçado demais e seu desempenho despenca repentinamente, e a Mercedes acredita que Verstappen atingiu esse ponto na última volta do GP dos EUA.

Falando no relatório oficial da equipe no GP dos Estados Unidos, o chefe de estratégia James Vowles foi questionado se Hamilton poderia ter conseguido a vitória, caso tivesse parado apenas uma volta antes para os compostos duros.

“Em primeiro lugar, uma volta ou duas voltas antes do final da corrida teria dado a ele pneus que lhe permitiram se aproximar de Verstappen, mas duvido que o teria permitido ultrapassar”, disse Vowles.

“Para explicar isso com mais detalhes, há um compromisso, claro. Para cada volta que você faz no final da corrida, seus pneus vão ficar uma volta mais velhos e degradar. Cada volta que você coloca em um pneu, cada vez que você roda cinco quilômetros, uma boa parte do desempenho do pneu se vai.”

“Então, uma volta antes significa que, no final da corrida, seu pneu estará um décimo, talvez um pouco mais, mais lento do que teria ficado, se tivesse parado uma volta depois.”

“Para gerar uma ultrapassagem, você precisa de um diferencial cada vez maior de pneus entre você e o carro com o qual você está lutando.”

“Uma parte disso, que podemos controlar, é a nossa degradação e em que volta paramos. A segunda, que não podemos controlar, é qual é a degradação de Verstappen e onde a curva do pneu dele vai despencar. Agora, ele estava previsto que o pneu e despencou, mas isso só ocorreu na última volta da corrida.”

Vowles explicou que o resultado da corrida poderia ter sido muito diferente se Verstappen precisasse de dar ainda mais uma volta.

“Eu acho que você teria visto um resultado de corrida diferente, mas eles administraram muito bem essa última passagem e diminuíram o nível de gerenciamento nas curvas quando Lewis se aproximou deles para se certificar de ele ainda teria pneu para as últimas voltas”, Vowles adicionou.

Com Hamilton parando na volta 37 de 56 pela última vez, Vowles explicou o que poderia ter acontecido, se o heptacampeão tivesse parado uma volta ou duas antes e não tivesse caído tanto no início do stint final.

“Se tivéssemos parado uma ou duas voltas antes, algumas coisas teriam acontecido”, disse ele.

“Verstappen teria estado mais perto na saída do box. Ele está com pneus mais novos, então, ele abriria um pouco em relação a Lewis a cada volta, ele estaria realmente abrindo um pequeno espaço na pista e, quando Lewis tivesse que realmente forçar para alcançar Verstappen, se a lacuna fosse muito grande, vamos levá-la a um nível exagerado de 15 segundos, ele usaria todos o pneu que tivesse para fechar essa lacuna e não sobraria nada no final da corrida.”

“Então é aí que está o compromisso. O que se quer é encontrar a volta que minimize o gap na saída e maximize o diferencial no final da corrida. E quando paramos foi isso, em termos de modelos.”

“É difícil saber realmente o que teria acontecido se parássemos uma volta antes ou depois, mas o que realmente dependíamos para que a estratégia funcionasse era Verstappen ficar sem pneus, mas quando isso aconteceu era muito tarde.”

AS - www.autoracing.com.br

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