James Key elogia ousadia da Mercedes, mas…

terça-feira, 15 de março de 2022 às 16:22

Sidepods Ferrari e Mercedes

O diretor técnico da McLaren, James Key, elogiou a ousadia no desenho de ‘zero-pod’ no Mercedes W13, mas não tem certeza que vai funcionar melhor que as outras soluções vistas nos carros novos.

Entretanto, ele suspeita que eles podem não ser um “jogador tão importante” no desempenho do carro, com filosofias tão diferentes em todo o grid.

Os Prateados surpreenderam as outras equipes e fãs ao trazer as peças alteradas para o Bahrain, o que diminuiu significativamente o fluxo de ar que entra nos sidepods.

Houve opiniões divergentes sobre como o design ‘zero-pod’ funcionará na prática, com o consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, alegando que a inovação “não foi tão impressionante” durante os testes – embora o impacto nas corridas com o carro acertado ainda não tenha sido visto.

Mas os sidepods da Mercedes não são o único recurso de design do carro que foi visto como interessante para o resto do grid, com abordagens completamente diferentes sendo adotadas para o novo regulamento e cada carro parecendo único por si só.

Key destacou o quão “corajoso” foi para os Prateados tentarem algo tão diferente e observará com interesse como os ‘zero-pods’ funcionam na prática.

“Tiro o chapéu para eles por tentarem”, disse Key à agência de notícias PA. “É uma decisão corajosa optar por algo tão diferente que precisa de muita engenharia mecânica para funcionar.”

“Você também pode dizer que é apenas um dos 10 conceitos diferentes. Os minúsculos sidepods da Mercedes estão no outro extremo da Ferrari, mas tenho certeza de que ambos serão competitivos.”

“Talvez isso sugira que os sidepods não serão um fator tão importante. A Mercedes certamente foi a mais extrema, então será interessante ver como isso se desenrola e se esse será o caminho certo a seguir.”

Key também prevê que os resultados dos testes são ainda menos claros do que o normal ao tentar prever uma hierarquia e se alguma equipe tem vantagem na abertura da temporada.

Com isso, ele não tem certeza de onde a McLaren se compara ao resto, mas ainda prevê que as grandes do esporte estejam na frente.

“Este ano, mais do que nunca, está realmente difícil dizer”, disse ele. “As equipes usam pneus, combustível e modos de motor diferentes – todos alterando significativamente a velocidade do carro – durante os testes, mas parece estar razoavelmente próximo.”

“É preciso acreditar que a Mercedes e a Red Bull serão fortes. Ambos foram ousados com seus projetos, o que você podia esperar, devido aos seus legados de investimento, sucesso e as metodologias que funcionaram para eles no passado.”

“A Ferrari parece forte e onde estamos nessa mistura? Não sei. Nenhum de nós pode prever como o grid se formará no Bahrain. Só saberemos no domingo.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.