James Allison diz que muita pressão fragmentou a Mercedes

sábado, 9 de dezembro de 2023 às 15:02

James Allison

James Allison, diretor técnico da Mercedes, revelou que a equipe se fragmentou durante o início de 2022, entrando em um “padrão destrutivo”.

Os Prateados de repente tiveram que se adaptar de uma equipe que havia vencido oito campeonatos mundiais de construtores consecutivos para lutar para subir ao pódio em cada fim de semana de corrida, já que Red Bull e Ferrari deram um salto sobre eles com a introdução do novo regulamento.

Embora tenham conseguido alcançar e ultrapassar a Ferrari em 2023, a diferença para a Red Bull tornou-se ainda mais evidente à medida que os campeões mundiais disputavam os dois campeonatos.

Isso significa que a Mercedes conseguiu apenas uma vitória nas últimas duas temporadas, enquanto Lewis Hamilton não vence desde o GP da Arábia Saudita de 2021.

Padrão destrutivo

“Quando uma equipe está, como nós, em um patamar muito elevado por um grande número de anos, por um longo período de tempo, e depois cai, é muito desorientador”, disse ele.

“As pressões de curto prazo são que o carro é ruim e os resultados são ruins e eles precisam melhorar”, explicou ele. “E a pressão disso é muito alta, completamente natural, mas mesmo assim muito alta, e estimula as pessoas à ação.”

“Mas a ação pode tender a ser que todas as disciplinas da empresa – a aerodinâmica, a dinâmica do veículo, o escritório de desenho, todas as especialidades necessárias para trabalhar juntas para criar um bom carro – que cada uma delas possa se espalhar nos quatro, cinco, seis ventos em suas curvas individuais para fazer o que podem ou contribuir da maneira que acharem melhor, movidos por essa pressão muito alta de que o carro precisa melhorar.”

“Se você não tomar cuidado, esses grupos podem parar de conversar uns com os outros porque estão todos focados tentando consertar o que consideram ser sua parte para tornar o ‘mundo um lugar melhor.’”

“Provavelmente o padrão mais destrutivo em que nós, como grupo, entramos durante aquele período muito difícil desde quando nossa coroa caiu pela primeira vez, foi que nos fragmentamos mais do que deveríamos.”

Mudando o conceito

“Agora estamos mudando completamente forma do chassi, a distribuição de peso, o fluxo de ar e etc.. Praticamente tudo está sendo alterado, porque só fazendo isso nós teremos chance.”

“Mas pode dar errado também. Então, entre não ganhar o tempo de volta que esperamos, recuperar o atraso e dar um grande passo e competir de fato pelo título, tudo isso é possível.”

“Não sou uma pessoa muito otimista por natureza, estou mais para realista. Mas meu ‘realismo’ me diz que agora estamos no caminho certo. Sei que vamos melhorar muito, mas não tenho certeza absoluta o quanto e se será o bastante para chegarmos onde todos nós queremos.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.