Jaguar TCS Racing termina em segundo lugar na Fórmula E

segunda-feira, 31 de julho de 2023 às 20:00

Jaguar TCS Racing

Após 16 corridas em 11 cidades e cinco continentes, a Jaguar TCS Racing terminou em segundo lugar no Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA de 2023 com 292 pontos – a maior pontuação da equipe na história. Com 11 pódios, quatro vitórias e três pole positions, a equipe registrou um grande sucesso. Mitch Evans terminou em terceiro lugar no Mundial de Pilotos, com 197 pontos, sua maior marca na Fórmula E, e apenas dois pontos atrás do segundo colocado, Nick Cassidy.

Sam Bird terminou a temporada em oitavo. Depois de três anos juntos, a final de Londres marcou a última corrida de Sam Bird pela equipe. Tendo ingressado na Jaguar TCS Racing em 2020, Sam foi uma parte fundamental da equipe, alcançando sete pódios, duas vitórias e acumulando incríveis 215 pontos. Como um veterano dentro do paddock, este ano Sam competiu em sua centésima corrida na Fórmula E.

O desafio final

A corrida final foi cheia de emoções, com a Jaguar TCS Racing em igualdade de pontos com a Envision Racing. Mitch Evans garantiu lugar na primeira fila do grid com Sam Bird em sexto. As cinco primeiras voltas da corrida foram afetadas pela chuva, que obrigaram a organização de prova a dar bandeira vermelha aos pilotos. A bandeira verde foi levantada uma hora e meia após o início da corrida. Após a relargada, Nick Cassidy e Mitch Evans brigavam para definir o título das equipes. Após 30 voltas com condições de corrida incrivelmente difíceis, o Envision de Nick Cassidy conseguiu a vitória à frente de Mitch por apenas 4,9 segundos. Enquanto isso, Sam Bird, fez uma corrida eficiente e limpa para levar o carro para casa na sétima posição no circuito Excel.

Os 29 pontos marcados por Nick Cassidy e 7 por seu companheiro de equipe Sébastien Buemi, deram a Envision Racing, equipe cliente da Jaguar, o título do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA de 2023 com 304 pontos no total. A temporada de 2023 foi uma das mais competitivas de todos os tempos para a Jaguar TCS Racing, com um número recorde de pontos, pódios, pole positions e vitórias.

James Barclay, chefe de equipe da Jaguar TCS Racing: “Que temporada incrível de corridas na nova era Gen3 da Fórmula E. Decidir o campeonato na corrida final contra nossa equipe cliente é uma verdadeira prova do desempenho do Jaguar I-TYPE 6 – e terminar aqui em Londres foi realmente especial. Estou incrivelmente orgulhoso de tudo o que conquistamos como fabricante e equipe este ano. Gostaria de parabenizar a todos na Envision Racing por garantir o título de equipes. 

“Também gostaria de estender um enorme obrigado a Sam. Foram três anos incríveis juntos e ele contribuiu para o sucesso que vimos como equipe. Sam se junta a uma lista ilustre de pilotos que correram pela Jaguar, e sei que ele está orgulhoso disso, assim como nós. Sam é um piloto de corrida extremamente talentoso que tem sido um privilégio trabalhar com e sei que ele terá um grande sucesso no futuro. 

“Finalmente, obrigado aos nossos colegas e parceiros, e aos nossos amigos em todo o mundo. Sem eles, nada disso seria possível”. 

Mitch Evans, piloto da Jaguar TCS Racing, #9: “No geral, tenho que olhar para este ano como positivo. Ter quatro vitórias, três polis e sete pódios é uma grande conquista. Em determinado momento da temporada eu estava 80 pontos atrás, então diminuir essa diferença e levar a briga pelo campeonato para o último desafio é positivo. Estou muito orgulhoso do meu desempenho pessoal, mas a equipe tem sido incrível e não posso agradecer o suficiente. De todos na pista, até de volta à fábrica, todos na Jaguar TCS Racing estão determinados a vencer. Um agradecimento final a todos os nossos fãs e parceiros por todo o apoio este ano.”

Sam Bird, piloto da Jaguar TCS Racing, #10: “Demos tudo e fizemos o que podíamos hoje, mas, infelizmente, tivemos um déficit muito grande no início do fim de semana. Parabéns à Envision pela conquista do Campeonato Mundial. No geral, esta temporada tem sido bastante decepcionante para mim, com muitas oportunidades desperdiçadas no início, mas levo os pontos positivos – o ritmo foi forte, tive quatro pódios, marquei quase 100 pontos e terminei em oitavo no campeonato à frente de alguns grandes nomes. É agridoce estar deixando a equipe, os últimos anos tiveram sua cota de altos e baixos, mas quero aproveitar a oportunidade para agradecer à equipe por tudo, e estou ansioso para o que o futuro reserva.”

A temporada 2024 do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA começa no dia 13 de janeiro, na Cidade do México de 2024.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.