Jacques Villeneuve teme pelo futuro da F1

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 às 16:13

Jacques Villeneuve

Jacques Villeneuve considera errada a direção que a Formula 1 está indo, afirmando que teme pelo futuro do esporte com base nas mudanças de regras feitas nos últimos anos.

Falando na apresentação de sua participação no World Rallycross de 2014, o campeão mundial de 1997 disse ao site Autosport que está preocupado com a F1 se tornando muito artificial, porque está “tentando atender às pessoas erradas”.

“Estou preocupado com a situação da F1, só espero que esteja errado”, disse Villeneuve, que ainda participa nos grandes prêmios como comentarista de TV.

“Eu não entendo o que eles estão tentando fazer. Eu não entendo o conceito”.

“A Formula 1 não é mais épica, os pilotos não são heróis. O problema é que as mudanças são feitas de forma artificial e não funcionam”.

“Pode ser divertido durante seis meses, mas depois disto todo mundo fica entediado, e uma vez que começa a ser artificial, você tem que fazê-lo mais e mais até o ponto onde nem é mais uma verdadeira corrida”.

Enquanto Villeneuve destacou algumas das mudanças para 2014 como interessantes, acrescentou que as alterações anteriores no esporte, como o DRS – introduzido em 2011 – eram sinais de que a Formula 1 está caminhando na direção errada.

“Com as regras do motor, tudo é tão restritivo que não é mais a Formula 1, não há nada de especial”, acrescentou.

“Economizar combustível é bom, e foi ótimo no passado. O problema é que os pilotos não têm de fazê-lo. Tudo é feito eletronicamente”.

“Você senta lá e o sistema economiza combustível para você, e isto derrota o propósito da F1”.

“O épico foi retirado da F1. A ultrapassagem acontece porque você aperta um botão, e não porque você fez um movimento especial”.

“Eles estão tentando atender às pessoas erradas”, disse ele. “Estão tentando atender aos ‘ecologistas’, mas a F1 não é ecológica, então não há nada para sequer tentar”.

“Isso dá uma boa imagem para os governos e parlamentos, mas isto não é Formula 1”.

“Eu sou um purista e amo o esporte. Amei os anos 60 e 70, quando os fãs ainda apreciavam corridas onde apenas quatro carros terminavam e com duas voltas de diferença”.

“Você respeitava o que os pilotos tinham feito, o que tinham conseguido”.

“Estão fazendo uma série de decisões que, a longo prazo, não estarão ajudando a Formula 1”.

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.