Jacques Villeneuve critica “manobra suja” de Max Verstappen

quarta-feira, 25 de outubro de 2023 às 21:05

Verstappen x Leclerc – EUA 2023

Max Verstappen venceu seu terceiro GP consecutivo ao receber a bandeira quadriculada em Austin – mas uma manobra bastante agressiva na corrida curta foi questionada por Jacques Villeneuve, que já disse ser fã do tricampeão.

Villeneuve não gostou da manobra defensiva e agressiva do piloto da Red Bull ao espremer Charles Leclerc na largada da corrida curta se sábado nos EUA. Villeneuve acredita que o holandês devia ter sido punido.

O GP dos Estados Unidos viu algumas decisões controversas da FIA – e Verstappen esteve no centro disso mais uma vez. Na largada da corrida curta, o recém coroado tricampeão mundial fez uma manobra agressiva para defender sua posição de Leclerc.

Embora o jovem de 26 anos tenha vencido a corrida, ainda restaram dúvidas sobre a manobra ousada, pelo menos para Jacques Villeneuve. Leclerc e Verstappen largaram para a corrida curta na primeira fila, e a Ferrari teve uma ótima largada conseguindo colocar as rodas dianteiras ao lado da dominante Red Bull.

À medida que a dupla se aproximava do grampo à esquerda para a curva 1, Verstappen foi espremendo Leclerc completamente através da saída do pit lane. Com isso, Lewis Hamilton aproveitou a oportunidade para atacar e ultrapassar Leclerc, que não conseguiria retomar a posição do britânico, enquanto Verstappen se tornava o único piloto a vencer três corridas curtas.

Embora Leclerc tenha considerado a manobra dura, mas justa, Villeneuve tem uma visão diferente. Ele acredita que a mudança de linha de Verstappen foi agressiva demais para ser ignorada pelos comissários, e a manobra acabou custando pontos valiosos a Leclerc.

“Leclerc foi claramente empurrado para fora da pista, é demais”, disse o piloto de 52 anos à F1TV. “Aquilo não era necessário.”

“Não entendo porque a primeira volta deve ser avaliada de forma diferente, uma manobra suja ou forçar outro carro para fora dos limites da pista são coisas que têm que ser investigadas.”

É o mais recente de um número crescente de incidentes contra o nome de Verstappen, com muitos fãs acusando a FIA de ser mais tolerante com o holandês. Na classificação para o GP de Singapura no mês passado, Verstappen foi convocado para discutir três incidentes diferentes nos quais esteve envolvido, mas a FIA optou por não puni-lo.

No início deste mês, no GP do Catar, Hamilton foi multado em US$ 52.500 por cruzar a pista andando após um acidente. O ex-piloto de F1 e analista da Sky F1 Karun Chandhok rapidamente apontou como Verstappen escapou da punição quando fez o mesmo movimento durante a dramática e controversa temporada de 2021.

Verstappen sem dúvida cresceu e amadureceu desde a temporada de 2021, quando bateu repetidamente, mas incidentes como em Austin continuam a segui-lo. A FIA parece falhar consistentemente em intervir, deixando muitos fãs – e especialistas como Villeneuve – frustrados.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.