“Inspetor” Verstappen é convocado pelos comissários em Interlagos

sábado, 13 de novembro de 2021 às 2:27

Verstappen “inspeciona” Mercedes de Hamilton

Dois vídeos amadores que surgiram nas redes sociais após a classificação de ontem em Interlagos forneceram percepções reveladoras sobre as voltas e reviravoltas em torno da investigação dos comissários sobre a Mercedes de Lewis Hamilton.

O primeiro mostrava o W12 de Hamilton passando por inspeção para julgar se estava em conformidade com o regulamento que rege as dimensões do DRS. As regras estabelecem que quando o DRS está aberto, a altura da lacuna entre os planos inferior e superior não deve ser maior que 85 milímetros.

O vídeo parece mostrar o carro de Hamilton falhando em atender a esse requisito em um teste que é realizado colocando um disco de medição entre as duas superfícies. O mesmo teste foi realizado em 13 outros carros, incluindo o de seu companheiro de equipe e Max Verstappen, todos aprovados.

O delegado técnico da FIA, Jo Bauer, notificou devidamente os comissários “o requisito para o máximo de 85 mm … não foi cumprido.” Os comissários convocaram um representante da Mercedes para uma audiência.

E outras filmagens da pista deram um novo toque impressionante à polêmica e atraiu o rival de Hamilton no campeonato, Max Verstappen.

Enquanto as câmeras de televisão acompanhavam Hamilton comemorando sua pole position para a corrida curta de classificação com sua equipe, Verstappen comparava a asa traseira de seu carro com a de seu rival. Os pilotos que aproveitam a oportunidade de estudar s adversários de perto não são novidade – Michael Schumacher fazia isso muito antes de Sebastian Vettel e o meme ‘Inspetor Seb’.

Mas Verstappen deu um passo além do olhar: ele tocou primeiro em seu próprio carro e depois no de Hamilton. Esta é a razão pela qual os comissários o convocaram por uma “alegada violação do artigo 2.5.1 do Código Desportivo Internacional”.

Esta é uma parte fundamental das regras de corrida que se aplicam em várias categorias, além da Fórmula 1. Seu objetivo é evidente: evitar que os pilotos interfiram nos carros de seus rivais antes de serem verificados quanto à legalidade.

“Dentro do parque fechado só podem entrar os funcionários designados”, diz a regra que Verstappen é acusado de violar. “Nenhuma operação, verificação, ajuste ou reparo é permitido, a menos que autorizado pelos mesmos funcionários ou pelos regulamentos aplicáveis.”

Antes de os comissários anunciarem sua investigação sobre Verstappen, eles também declararam a suspensão do inquérito de Hamilton até o dia seguinte, “enquanto aguardam mais evidências que não estarão disponíveis até a manhã seguinte”. Verstappen deve falar com eles às 9h30. O resultado da investigação de Hamilton depende, portanto, do que Verstappen lhes disser?

Como os comissários agora decidirão sobre um caso que se tornou mais complicado do que parecia à primeira vista. O resultado pareceu terrível para Hamilton no início.

A violação das regras técnicas normalmente significa exclusão da classificação e consequentemente largar do fundo do grid. Qualquer progresso que ele possa fazer a partir daí na corrida curta de classificação será reduzido para cinco posições pela punição de grid que ele já tem por uma troca de motor. Não importa a possibilidade de que a substituição da asa traseira problemática viole as regras do parque fechado e force uma largada do pit lane.

Enquanto isso, Verstappen herdaria a pole position de Hamilton para a corrida curta de classificação. Ele teria uma possibilidade realista de alcançar o máximo de 29 pontos, enquanto Hamilton teria sorte de ir muito além da faixa inferior dos 10 primeiros.

Agora, as ações de Verstappen estão aparentemente entrelaçadas com a investigação de Hamilton. Especula-se que nenhum deles ou ambos enfrentem penalidades.

Não é difícil imaginar por que os comissários podem hesitar em penalizar a Mercedes por um componente que foi tocado por um de seus rivais antes que pudesse ser inspecionado oficialmente. É para isso que existem as regras do parque fechado. Além disso, apenas um dos dois W12s falhou na inspeção, apesar de quaisquer diferenças potenciais de especificação.

Se for constatado que Verstappen transgrediu, há poucos precedentes de como esse tipo de violação pode ser tratada. Não se sabe se ele receberia uma sanção esportiva, por exemplo.

Os comissários têm algumas decisões difíceis de tomar sabendo que o campeonato depende disso.

Mas o vídeo do ‘Inspetor Max’ é curioso por mais um motivo. Ele revela que mesmo antes de a FIA testar a asa traseira de Hamilton, a Red Bull sabia o que estava procurando. Como?

AS - www.autoracing.com.br

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