Indy – Testes em Indianapolis terão efeito no Brasil

domingo, 1 de abril de 2012 às 12:12

indy11-spchuvaA Indycar anunciou que realizará um teste no circuito de Indianápolis visando especialmente a famosa prova de 500 Milhas – a principal do calendário da categoria e um dos maiores desafios do automobilismo mundial. No teste as equipes utilizarão versões de acerto e configurações geométricas de suspensão totalmente voltadas para circuitos ovais – caso de Indianápolis – mas um detalhe em especial será avaliado e terá efeito no traçado de rua montado no Brasil: o comportamento dos novos motores, que fazem sua estreia em 2012. A Itaipava São Paulo Indy 300 Neslté será realizada no dia 29 de abril, no Circuito do Anhembi, com transmissão ao vivo pelas TVs Band e BandSports.

As três marcas de motor – Honda, Chevrolet e Lotus – terão em Indianápolis a oportunidade de verificar o comportamento de seus novos equipamentos em situação de altíssima velocidade. Estas avaliações são normalmente reproduzidas em laboratório, mas somente na pista pode-se verificar com precisão como estes propulsores se comportam no novo chassi DW12 e também qual o desempenho do conjunto em situações de ultrapassagem e muito vácuo.

A super-reta – O Circuito do Anhembi, onde será disputada a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, possui a reta mais longa do calendário da categoria. Com 1.500 metros de extensão, trata-se do trecho mais importante e decisivo do traçado brasileiro. Para se ter uma ideia, o oval de Iowa, nona etapa do calendário, tem apenas 1.400 metros. A reta oferece condições de ultrapassagem marcadas especialmente pelo “jogo de vácuo” – estratégia de corrida na qual o piloto utiliza o vácuo do carro da frente como vantagem para ganhar alguns quilômetros a mais que o concorrente. Nestas condições, o comportamento do motor é decisivo e este é um dos elementos que será avaliado em Indianápolis.

Nos testes em Indianápolis as equipes poderão utilizar apenas um carro cada. “Nós tínhamos programado um teste dos fabricantes (de motor e chassi) mas isso foi estendido para as equipes a fim de oferecer a cada uma delas a oportunidade de ter um carro no teste”, disse Will Phillips, vice-presidente de tecnologia da Indycar. “A Dallara trabalhou duro para garantir que as peças necessárias estejam disponíveis, de forma que os times possam testar o novo pacote (aerodinâmico)”. Pilotos novatos não poderão participar do teste já que o Programa de Orientação de Estreantes da Indycar está agendado para o dia 10 de abril, na mesma pista.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.