Indy – Simon Pagenaud obtém sua primeira vitória em prova atribulada em Detroit

domingo, 2 de junho de 2013 às 19:20
Simon Pagenaud

Simon Pagenaud

Nova surpresa em Detroit, dessa vez na segunda corrida da inédita rodada dupla no tradicional circuito de rua. Na prova de domingo, válida pela sétima etapa da Formula Indy, a vitória ficou com Simon Pagenaud (Schmidt), a primeira dele na categoria.

Foi um GP bastante atribulado, com seis bandeiras amarelas em sua primeira metade e os pilotos adotando táticas diferentes de paradas nos boxes. O piloto francês surgiu entre os líderes na segunda metade da prova, assumiu a liderança antes de seu segundo pit stop, voltou em segundo depois dele e foi para primeiro em definitivo na 59ª das 70 voltas, após a parada de James Jakes (Rahal Letterman Lanigan).

O piloto britânico, que largou na primeira fila e perdeu terreno nas voltas iniciais, adotou tática similar a de Pagenaud e conseguiu a segunda posição, seu melhor resultado na Indy. Isso apesar dele ser bastante pressionado no final por Mike Conway, devido ao desgaste excessivo dos pneus macios.

O britânico da Dale Coyne, vencedor no sábado e pole position hoje, liderou as primeiras 30 voltas da corrida, mas perdeu posições após suas duas paradas nos boxes e teve que se recuperar em ambas as ocasiões. Conway sempre esteve muito rápido e conseguiu salvar um pódio.

Os dois carros da Ganassi chegaram na sequência, com Scott Dixon em quarto e Dario Franchitti em quinto, completando um domínio absoluto dos carros da Honda, que conseguiu sua 100ª vitória na Indy. Em 2013, são duas vitórias contra cinco da rival Chevrolet, e são seis pilotos diferentes tendo vencido em sete etapas.

O melhor brasileiro foi Hélio Castroneves (Penske), que ultrapassou Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan) no final para chegar em oitavo e manter a lideranç do campeonato, ele que se envolveu em um acidente múltiplo na metade da corrida. Tony Kanaan (KV), com outra tática, chegou a liderar algumas voltas, mas precisou fazer um pit stop nas voltas finais e acabou apenas em 12º.

A primeira paralisação do dia se deu na primeira volta, devido a novo acidente com AJ Allmendinger (Penske), que já havia batido no sábado. Simona de Silvestro (KV) bateu forte no muro e causou a segunda bandeira amarela, acionada em seguida de novo devido a uma rodada de Alex Tagliani (Barracuda) após toque de Ed Carpenter (Carpenter). A quarta pausa do dia foi para limpeza de detritos, e a quinta para retirar o carro batido de Takuma Sato (AJ Foyt).

A última e mais demorada foi por um toque de Sebastien Bourdais (Dragon) em Will Power (Penske), que brigavam pela segunda posição. O australiano rodou e vários carros se envolveram no acidente, incluindo Castroneves. Power, irritado, jogou suas luvas no carro de Bourdais, que acabou penalizado com um drive-through. O campeão Ryan Hunter-Reay (Andretti) bateu sozinho, mas não causou bandeira amarela.

A oitava etapa da F-Indy acontece no próximo sábado, dia 8 de junho, no Texas Motor Speedway, circuito oval de 1,5 milha.

Classificação da prova:

Pos Piloto Equipe/Carro
1. Simon Pagenaud Schmidt/Honda
2. James Jakes Rahal/Honda
3. Mike Conway Coyne/Honda
4. Scott Dixon Ganassi/Honda
5. Dario Franchitti Ganassi/Honda
6. Marco Andretti Andretti/Chevy
7. Charlie Kimball Ganassi/Honda
8. Helio Castroneves Penske/Chevy
9. Graham Rahal Rahal/Honda
10. Sebastien Saavedra Dragon/Chevy
11. Sebastien Bourdais Dragon/Chevy
12. Tony Kanaan KV/Chevy
13. Ryan Briscoe Panther/Chevy
14. Tristan Vautier Schmidt/Honda
15. Ed Carpenter Carpenter/Chevy
16. Josef Newgarden Fisher/Honda
17. EJ Viso Andretti/Chevy
18. Ryan Hunter-Reay Andretti/Chevy
19. James Hinchcliffe Andretti/Chevy
20. Will Power Penske/Chevy
Abandonos:
Alex Tagliani Herta/Honda
Justin Wilson Coyne/Honda
Takuma Sato Foyt/Honda
Simona de Silvestro  KV/Chevy
AJ Allmendinger Penske/Chevy

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.