Indy – Scott Dixon domina e vence também a segunda em Toronto

domingo, 14 de julho de 2013 às 18:43

Scott Dixon

Scott Dixon (Ganassi) foi soberano na 13ª etapa da Formula Indy, prova disputada neste domingo (14/07) nas ruas de Toronto, no Canadá. O piloto neozelandês já havia vencido a corrida de sábado e a etapa anterior em Pocono, mostrando recuperação e assumindo a vice-liderança do campeonato.

Dixon largou na pole position e liderou com absoluta facilidade até a bandeirada, praticamente de ponta a ponta, perdendo a liderança apenas momentaneamente durante a primeira de suas duas paradas nos boxes. Ninguém foi páreo para ele, nem mesmo após as duas últimas bandeiras amarelas, que lhe retiraram uma vantagem que já passava de 15s.

Hélio Castroneves (Penske) também manteve a segunda posição desde a largada, confirmando a liderança do campeonato. O brasileiro só foi ameaçado no começo e nas voltas finais. O terceiro lugar ficou com Sebastien Bourdais, de novo no pódio.

O piloto da Dragon “sobreviveu” a uma feroz briga que se sucedeu à penúltima relargada, a 14 voltas do final, quando Will Power (Penske) foi ultrapassado por Ryan Hunter-Reay (Andretti) e pelo próprio francês. O atual campeão caiu para quinto em seguida, mas, após a última bandeira verde, a duas voltas por final, o americano tocou no australiano e os dois saíram da disputa, envolvendo também Takuma Sato (A.J. Foyt).

Dario Franchitti (Ganassi), que fez um pit stop extra no começo da prova após ter danificado sua asa dianteira em um toque em Hélio, conseguiu se recuperar e chegou em quarto. E.J. Viso (Andretti), Charlie Kimball (Ganassi), Mike Conway (Dale Coyne), Justin Wilson (Dale Coyne), Marco Andretti (Andretti) e Alex Tagliani (Bryan Herta) completaram os dez primeiros.

Tony Kanaan (KV) andou em sexto no começo da prova. Vinha em uma estratégia diferente, parando mais cedo do que os demais líderes, mas acabou batendo sozinho e abandonou na 35ª volta. As duas bandeiras amarelas do dia foram provocadas por acidentes de James Jakes (Rahal Letterman Lanigan) e Ed Carpenter (Carpenter).

A F-Indy agora tem uma pausa de três semanas. A 14ª etapa será no dia 4 de agosto, em Mid-Ohio (EUA).

Classificação da prova:

Pos Piloto Equipe/Motor Tempo/Dif.
1. Scott Dixon Ganassi/Honda 1h35m02.3755s
2. Helio Castroneves Penske/Chevy +0.8772s
3. Sebastien Bourdais Dragon/Chevy +1.7213s
4. Dario Franchitti Ganassi/Honda +2.7630s
5. EJ Viso Andretti/Chevy +3.5804s
6. Charlie Kimball Ganassi/Honda +4.4245s
7. Mike Conway Coyne/Honda +5.0432s
8. Justin Wilson Coyne/Honda +5.4582s
9. Marco Andretti Andretti/Chevy +5.8601s
10. Alex Tagliani Herta/Honda +7.1766s
11. Josef Newgarden Fisher/Honda +7.8430s
12. Simon Pagenaud Schmidt/Honda +14.4211s
13. Sebastian Saavedra Dragon/Chevy +1 volta
14. Graham Rahal Rahal/Honda +1 volta
15. Simona de Silvestro KV/Chevy +1 volta
16. Tristan Vautier Schmidt/Honda +1 volta
17. Carlos Munoz Panther/Chevy +1 volta
Abandonos:
Will Power Penske/Chevy 83 voltas
Ryan Hunter-Reay Andretti/Chevy 83 voltas
Takuma Sato Foyt/Honda 83 voltas
James Hinchcliffe Andretti/Chevy 81 voltas
Ed Carpenter Carpenter/Chevy 77 voltas
James Jakes Rahal/Honda 62 voltas
Tony Kanaan KV/Chevy 35 voltas

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.