Indy – Power bate em Fontana, Hunter-Reay é campeão; vitória é de Carpenter
domingo, 16 de setembro de 2012 às 1:21
Ryan Hunter Reay
Uma decisão eletrizante de campeonato marcou a noite deste sábado no Auto Club Speedway. O oval de Fontana, que voltou a receber a Formula Indy após sete anos, foi a sede da coroação do mais novo campeão da categoria: Ryan Hunter-Reay, o primeiro norte-americano a obter o título desde Sam Hornish Jr. em 2006.
O piloto da Andretti teve a sua vida bastante facilitada pelo outro postulante ao título. Will Power chegou à Fontana com uma vantagem de 17 pontos, mas bateu sozinho na 56ª das 250 voltas. A equipe Penske trabalhou duro nos reparos ao Dallara-Chevrolet para que o australiano voltasse à pista e pudesse marcar mais dois pontos.
Sem Power, Hunter-Reay precisava primeiramente de uma sexta posição. Com as voltas dadas pelo piloto da Penske apenas para superar E.J Viso (KV) e ficar em 24º ao invés de 25º, o norte-americano passou a necessitar de um quinto posto.
Ele conseguiu mais do que isso: um quarto lugar, e o título por três pontos. Com isso, Will Power perdeu a sua terceira final consecutiva, sendo as duas anteriores para Dario Franchitti, que neste ano foi coadjuvante.
A vitória foi decidida apenas na última volta, em uma corrida recheada de alternativas. Ed Carpenter (Carpenter), que liderou boa parte do evento, superou Franchitti (Ganassi), que havia roubado a primeira posição do norte-americano um pouco antes, na penúltima relargada, restando 15 voltas. Foi a segunda vitória dele na Indy.
Hunter-Reay ocupava uma distante sexta posição, mas o estouro de motor restando 21 voltas de Alex Tagliani (Herta), que lutava pela vitória, mudou completamente o quadro. O piloto da Andretti chegou a ocupar a terceira posição depois da relargada, mas uma nova bandeira amarela a nove voltas do final colocou um pouco de drama nos seus intentos.
Tony Kanaan (KV), que liderou a corrida nas voltas iniciais e entre a 133ª e a 185ª volta, quando precisou de reparos em seu penúltimo pit stop, bateu sozinho e provocou uma polêmica bandeira vermelha, já que a categoria não queria encerrar a prova sob bandeira amarela.
Após a bandeira verde, Hunter-Reay, o terceiro, foi ultrapassado por Scott Dixon (Ganassi) e passou a ser ameaçado por Takuma Sato (Rahal Letterman Lanigan). Mas o japonês, repetindo o que aconteceu na Indy 500, foi sozinho para o muro, dando números finais à corrida um pouco antes da ultrapassagem de Carpenter sobre Franchitti.
Hélio Castroneves (Penske) chegou na quinta posição, seguido por Graham Rahal (Ganassi). Rubens Barrichello (KV) fazia uma boa corrida e chegou a ocupar a terceira colocação, mas teve o seu motor Chevrolet estourado na 108ª volta.
J.R. Hildebrand (Panther) liderou a corrida em seu início, mas raspou no muro na 74ª volta durante uma disputa com Carpenter. A corrida teve um total de seis bandeiras amarelas, causadas por Power, Hildebrand, Barrichello, Ryan Briscoe (182ª volta), Tagliani e Kanaan.
Classificação da prova:
| Pos. | Piloto | Equipe | Tempo/Dif. |
|---|---|---|---|
| 1. | Carpenter | 250 voltas | |
| 2. | Ganassi | +1.913 | |
| 3. | Ganassi | +2.609 | |
| 4. | Andretti | +3.047 | |
| 5. | Penske | +4.193 | |
| 6. | Ganassi | +5.438 | |
| 7. | Rahal Letterman | +1 volta | |
| 8. | Andretti | +1 volta | |
| 9. | Lotus Dragon | +1 volta | |
| 10. | Ganassi | +1 volta | |
| 11. | Panther | +2 voltas | |
| 12. | Coyne | +2 voltas | |
| 13. | Andretti | +3 voltas | |
| 14. | A.J. Foyt | +4 voltas | |
| 15. | Schmidt | +4 voltas | |
| 16. | Fisher | +6 voltas | |
| 17. | Penske | +6 voltas | |
| Abandonos | |||
| 18. | KV | +10 voltas | |
| 19. | DRR | +19 Lvoltas | |
| 20. | Herta | +21 voltas | |
| 21. | Andretti | +132 voltaps | |
| 22. | KV | +143 voltas | |
| 23. | Coyne | +170 voltas | |
| 24. | Penske | +184 voltas | |
| 25. | KV | +185 voltas | |
| 26. | Lotus-HVM | +234 voltas | |
andretti, bandeira, campeão, campeonato, dario franchitti, decisão, ed carpenter, fontana, ganassi, indy, oval, penske, piloto, ryan hunter-reay, voltas, will power
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.