Indy – Morte de Dan Wheldon mancha título de Franchitti

domingo, 16 de outubro de 2011 às 22:06

indy500-dwheldon615
Dario Franchitti (Ganassi) é campeão pela quarta vez da Formula Indy. No entanto, a notícia de maior impacto do dia foi a morte de Dan Wheldon (Sam Schmidt), envolvido em um acidente múltiplo no começo da prova no Las Vegas Motor Speedway.

A corrida de encerramento da temporada 2011 começou bastante movimentada, com pilotos andando lado a lado a todo momento. Na 12ª volta, um contato inicial entre Wade Cunningham e James Hinchcliffe provocou uma reação em cadeia que envolveu 15 carros.

A imagem foi impressionante, com carros levantando voo, batendo na cerca de proteção e pegando fogo. Will Power (Penske) foi um dos envolvidos, o que fez com que seu rival Franchitti pudesse logo ser confirmado como campeão.

Jay Howard, Townsend Bell, Cunningham, Vitor Meira, Charlie Kimble, Power, Alex Lloyd e Buddy Rice saíram ilesos da confusão. Tomas Scheckter, Paul Tracy e EJ Viso passaram pelo centro médico e logo foram liberados.

Pippa Mann e JR Hildebrand foram levados para o hospital, mas não tiveram ferimentos mais graves. Wheldon foi levado ao University Medical Center em Las Vegas de helicóptero logo após o acidente, mas não resistiu aos ferimentos. A morte foi confirmada após duas horas de paralisação pelo presidente da Indy, Randy Bernard.

Os carros restantes na prova ainda deram mais cinco voltas após o anúncio, uma homenagem a Wheldon. O brasileiro Tony Kanaan (KV) era o líder da corrida até ela ser cancelada.

Dan, 33 anos, corria a etapa de Las Vegas como convidado e, se vencesse, faturaria uma bolada de US$ 5 milhões que seria dividido com um fã. E mesmo largando do fundo do grid, já tinha conseguido se desvencilhar de alguns carros até seu acidente.

Dan Wheldon faz parte de uma seleta lista de pilotos que já venceu mais de uma vez as 500 Milhas de Indianápolis. O inglês venceu a edição de 2005 e a de 2011, uma das poucas provas que iria disputar na temporada. Wheldon também já foi campeão da Fórmula Indy, isto na edição de 2005.

Por duas vezes ele foi vice-campeão da categoria, na edição de 2004 e 2006. Em toda sua carreira na categoria, ele soma 133 corridas, cinco poles e 16 vitórias, espalhados pelos 10 anos que viveu por lá.

Sem lugar definido para correr em 2011, conseguiu uma vaga para disputar a Indy 500 de 2011 na Sam Schmidt, equipe que competiu a etapa de Kentucky e a fatídica de Las Vegas.

Wheldon era casado com Susie Behm desde 2008 e tinha dois filhos: Sebastian, de dois anos, e Oliver, de apenas sete meses. Ele e sua família residiam em São Petersburgo, Flórida.

Vídeo do acidente:

{youtube}Sn08nh7zoto{/youtube}

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.