Indy – Montoya lidera batalhão de 6 pilotos lutando pelo título em Sonoma

segunda-feira, 24 de agosto de 2015 às 18:28
indy-pocono-2015

500 Milhas de Pocono 2015

Enquanto a condição de Justin Wilson lança uma cortina de fumaça sobre a segurança da Indy, a categoria vai para a última corrida desta temporada neste fim de semana em Sonoma Raceway, no domingo.

Wilson permanece em coma em estado grave no Lehigh Valley Cedar Crest Hospital, em Allentown, Pensilvânia, depois de ter sido atingido na cabeça por um pedaço de detrito do carro de Sage Karam, que liderava a corrida com 21 voltas para o final das 500 Milhas de Pocono.

Em um dia como este, mesmo com a final do campeonato parecendo ser algo secundário, seis pilotos têm chances matemáticas no campeonato de 2015 e três permanecem numa disputa acirrada pelo título.

Ao terminar em terceiro em Pocono, o piloto da Penske Juan Pablo Montoya aumentou sua vantagem sobre Graham Rahal de nove pontos para 34 indo para Sonoma – uma corrida que vai entregar o dobro de pontos. Rahal terminou em P20 depois de um toque com Tristan Vautier na volta 93. Scott Dixon continua em terceiro na classificação, mas caiu de 34 para 47 pontos atrás depois de terminar P9 numa corrida muito atribulada e marcada por 12 bandeiras amarelas para 74 das 200 voltas da corrida.

O atual campeão Will Power está 61 pontos atrás, enquanto o três vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Helio Castroneves está 77 ​​e Josef Newgarden 87 atrás do colombiano Montoya. Os últimos três pilotos estão matematicamente elegíveis, mas realisticamente suas chances são muito pequenas.

Montoya pode conquistar o seu segundo campeonato da categoria se ele vencer ou terminar em segundo na corrida de domingo. Ele também pode conquistar o título se terminar em terceiro na corrida e recolher todos os pontos de bônus, se Rahal não ganhar a corrida.

“Nós caímos, mas não estamos fora”, disse Rahal. “Tivemos um bom ano, nada para se envergonhar. Vamos para Sonoma em modo de ataque.”

A tarefa de Dixon é muito mais difícil. Ele teria que ganhar a corrida e Montoya teria que terminar no máximo em quinto. Ele estava confiante de que tiraria o déficit para Montoya, que largou apenas em P19 em Pocono.

“Nós fizemos um monte de ajustes no carro durante toda a corrida e estávamos realmente trabalhando cada vez que a pista mudava”, disse Dixon depois de seu resultado decepcionante. “Eu estava um pouco para trás economizando um pouco de combustível para poder atacar mais tarde. Mas isso nunca se materializou com a forma como as amarelas vieram no final, e terminamos a corrida sem chance para uma relargada”.

Lutando para abrir caminho de P19 para o terceiro lugar, Montoya nunca terminou inferior a P3 em qualquer corrida de 500 milhas que ele tenha participado. Ele venceu a Indy 500 duas vezes e ganhou em Pocono em 2014.

Montoya está preparado para adicionar o título da Indy 2015 ao seu da CART de 1999 no próximo domingo em Sonoma.

“Eu abordo as corridas da mesma maneira a cada semana – ir lá, fazer o melhor que puder e ver o que acontece”, disse Montoya. “Vale o dobro de pontos, por isso está aberto para qualquer coisa. Se formos inteligentes vamos ficar bem.”

Depois de se classificar em P19 – combinado com a melhor classificação de Rahal na temporada (P5), a corrida pelo título parecia preparada para uma mudança repentina.

No final foi Montoya quem fortaleceu sua liderança.

“Nosso carro foi forte durante todo o dia”, disse ele. “Nós corremos uma corrida inteligente. É duro. Às vezes você está correndo contra alguém, fica todo animado e meio que esquece por que está aqui e o que você precisa fazer numa corrida de 500 milhas.”

“Eu ganhei posições quando eu poderia ganhar posições. Então, quando eu não podia era como, ‘Ok, vamos poupar algum combustível.’ Eu acho que realmente ajudou uma das paradas logo antes de uma das bandeiras amarelas. Aquela foi muito boa.”

“Nós (a equipe e eu) fomos muito bem durante todo o dia. Eu senti que tínhamos um carro para ganhar a corrida. Estava muito, muito rápido. Eu senti que eu precisava ser esperto para aproveitar isso”.

Veja o resumo das 500 Milhas de Pocono

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.