Indy – Impacto com poste da cerca provocou a morte de Wheldon

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011 às 11:17

Indy11-wheldon-indianapolis-rosto615
A IndyCar confirmou que Dan Wheldon morreu devido a um ferimento na cabeça sofrido em um contato com um poste da cerca de proteção em seu acidente em Las Vegas em outubro.

A categoria anunciou os resultados iniciais de sua investigação sobre a batida de Las Vegas na quinta-feira, e o presidente de operações Brian Barnhart confirmou que Wheldon sofreu duas pancadas significativas na cabeça durante o acidente, a segunda delas fatal.

“O chassi impactou um poste com o lado direito e criou um defeito profundo na estrutura que se estendeu dos pedais até a parte superior, passando pelo cockpit”, disse Barnhart. “Quando o carro passou, o poste penetrou no cockpit e fez contato com o capacete e a cabeça do piloto. O ferimento de Dan foi limitado apenas à sua cabeça”.

“Dan aparentemente sofreu duas forças distintas na cabeça. A primeira delas criou um nível de Critério de Ferimento na Cabeça, também conhecido como número HIC, que normalmente não produz qualquer ferimento”.

“Durante a sequência inicial da batida, o gravador de dados do acidente mediu 12 ou 13 impactos. Durante esse tempo, um daqueles impactos registrou um número HIC mensurável para Dan – esse é o número que normalmente provoca ferimentos. O número foi suficientemente baixo. A segunda força foi o impacto físico, e foi a segunda força que causou um trauma fatal na cabeça de Dan”.

A categoria afirmou que Wheldon estava a 360 km/h pouco antes do acidente, mas conseguiu reduzir para 265 km/h imediatamente antes do impacto com o carro de Charlie Kimball. O impacto teve forças G de 24 longitudinal e 23 negativa vertical.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.