Indy – Hunter-Reay vence prova confusa em Baltimore e adia decisão
domingo, 2 de setembro de 2012 às 18:22
Ryan Hunter-Reay está 17 pontos atrás de Will Power
Ryan Hunter-Reay (Andretti) obteve sua quarta vitória da temporada neste domingo nas ruas de Baltimore (EUA). Com isso, adiou a decisão do título para a última etapa, tendo 17 pontos de desvantagem para Will Power (Penske).
A corrida foi extremamente confusa, recheada de alternativas, acidentes, bandeiras amarelas e até a presença da chuva por alguns instantes. Alguns pilotos, como Power, chegaram a andar com pneus para pista molhada, estratégia que não funcionou.
A maioria das batidas se deu na chicane improvisada na reta dos boxes, adotada de última hora devido às ondulações. Uma exceção foi Mike Conway (A.J. Foyt) na curva 4, com Graham Rahal (Ganassi) e Justin Wilson (Dale Coyne) envolvidos.
Hunter-Reay ultrapassou Ryan Briscoe na penúltima relargada, a seis voltas do final. A equipe Penske reclamou que o norte-americano passou para a frente antes da bandeira verde, mas a direção de prova não se manifestou.
Simon Pagenaud (Schmidt/Hamilton) completou o pódio em terceiro, tendo também liderado a corrida por várias voltas e passado de sexto para primeiro em uma relargada. Scott Dixon (Ganassi) foi quarto.
Rubens Barrichello (KV) ganhou a quinta posição de Will Power no final, deixando o líder do campeonato em sexto. O australiano largou na pole e liderou boa parte da corrida, especialmente em seu trecho inicial, antes da chuva embaralhar a hierarquia.
Hélio Castroneves (Penske) foi o outro brasileiro a terminar a prova, em décimo. Bruno Junqueira (Fisher) e Tony Kanaan (KV) abandonaram, com ambos envolvidos em batidas.
A decisão do campeonato acontece dentro de duas semanas, no oval de Fontana, uma corrida de 500 Milhas na noite de sábado (15/09).
Classificação da prova:
Pos. | Piloto | Equipe | Tempo |
---|---|---|---|
1. | ![]() |
Andretti | 75 voltas |
2. | ![]() |
Penske | +1.439 |
3. | ![]() |
Schmidt | +3.025 |
4. | ![]() |
Ganassi | +3.928 |
5. | ![]() |
KV | +5.045 |
6. | ![]() |
Penske | +5.746 |
7. | ![]() |
DRR | +7.591 |
8. | ![]() |
Herta | +7.770 |
9. | ![]() |
KV | +8.865 |
10. | ![]() |
Penske | +9.084 |
11. | ![]() |
Ganassi | +10.296 |
12. | ![]() |
Panther | +17.159 |
13. | ![]() |
Ganassi | +1 volta |
14. | ![]() |
Andretti | +1 volta |
15. | ![]() |
Andretti | +2voltas |
16. | ![]() |
A.J. Foyt | +2 voltas |
17. | ![]() |
Coyne | +3 voltas |
Abandonos | |||
18. | ![]() |
Ganassi | +10 voltas |
19. | ![]() |
Fisher | +11 voltas |
20. | ![]() |
KV | +23 voltas |
21. | ![]() |
Rahal Letterman | +25 voltas |
22. | ![]() |
Lotus-HVM | +37 voltas |
23. | ![]() |
Lotus Dragon | +43 voltas |
24. | ![]() |
Coyne | +44 voltas |
25. | ![]() |
Carpenter | +68 voltas |
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.