Indy – Hunter-Reay vence corrida tumultuada em New Hampshire

domingo, 14 de agosto de 2011 às 22:00

indy11-ryanhunterreay-615

O New Hampshire Motor Speedway regressou ao calendário da Formula Indy de forma bastante tumultuada. A chuva foi ameaça permanente e ocasionou duas interrupções e várias voltas em bandeira amarela, e os acidentes também foram uma constante. Além disso, a largada foi adiantada em cerca de 30 minutos, por temor ao mau tempo.

No final, a vitória acabou nas mãos de Rayn Hunter-Reay (Andretti), a primeira dele na temporada. O norte-americano herdou a liderança na segunda metade da corrida após um toque entre Takuma Sato (KV) e Dario Franchitti (Ganassi), que dominava a corrida desde o seu início.

A corrida acabou antes das 225 voltas previstas. A chuva caía de leve, e mesmo assim a direção de prova optou por dar uma relargada que causou um acidente múltiplo, envolvendo entre outros Will Power (Penske), que desceu do seu carro furioso e foi reclamar com os comissários, chegando inclusive a fazer gestos para a torcida.

O diretor de prova, Brian Barnhardt, assumiu o erro de ter ordenado a relargada, mas justificou a decisão pelas informações passadas pelos fiscais de pista que avaliaram a pista em condições de ter as voltas finais em bandeira verde. Com isso, o diretor validou que a última volta a ser considerada para o resultado final foi antes da relargada, desconsiderando a confusão que envolvia Power, Sato, Danica Patrick, Ed Carpenter e Sebastian Saavedra.

“Foi um erro da parte dos comissários e a única coisa certa e a mais justa a fazer é considerar a ordem da corrida antes do reinício”, declarou Barnhardt.

A segunda posição ficou com Oriol Servia (Newman-Haas), com Scott Dixon (Ganassi) completando o pódio em terceiro. James Hinchcliffe (Newman-Haas) foi quarto e Will Power quinto, beneficiado pela bandeira vermelha. Danica Patrick (Andretti), Sato, Ryan Briscoe (Penske) e Charlie Kimball (Ganassi) fecharam os nove primeiros.

Entre os brasileiros, o único a se ver livre de problemas foi Vitor Meira (AJ Foyt), o décimo. Hélio Castroneves (Penske) provocou a segunda bandeira amarela do dia ao rodar sozinho no começo da prova, perdeu 14 voltas e acabou em 17º.

O maior susto do dia foi com Tony Kanaan (KV). O brasileiro, que não se feriu, capotou o seu Dallara-Honda após bater na proteção de pneus, envolvido em acidente com Tomas Scheckter (Dreyer & Reinbold) e Marco Andretti (Andretti).

Bia Figueiredo (Dreyer & Reinbold) foi envolvida no acidente de Power, acabou em 14º. Outra confusão se deu logo na largada entre Mike Conway (Andretti) e Graham Rahal (Ganassi). Foram seis bandeiras amarelas no total.

A 14ª etapa da Formula Indy acontece dentro de duas semanas, no dia 28 de agosto, no Infineon Raceway, em Sonoma.

Classificação final da prova em New Hampshire:

1 – Ryan Hunter-Reay – Andretti – 215 voltas
2 – Oriol Servia – Newman-Haas – 0s2361
3 – Scott Dixon – Ganassi – 1s4839
4 – James Hinchcliffe – Newman-Haas – 2s1750
5 – Will Power – Penske – 2s8250
6 – Danica Patrick – Andretti – 3s6173
7 – Takuma Sato – KV – 4s1174
8 – Ryan Briscoe – Penske – 1 volta
9 – Charlie Kimball – Ganassi – 2 voltas
10 – Vitor Meira – Foyt – 3 voltas
11 – Ed Carpenter – Fisher – 3 voltas
12 – Ernesto Viso – KV – 3 voltas
13 – Alex Lloyd – Coyne – 4 voltas
14 – Ana Beatriz – D&R – 5 voltas
15 – Sebastian Saavedra – Conquest – 5 voltas
16 – Simona De Silvestro – HVM – 6 voltas
17 – Helio Castroneves – Penske – 13 voltas

Abandonaram:

Mike Conway – Andretti
Graham Rahal – Ganassi
Tony Kanaan – KV
Tomas Scheckter – Dreyer & Reinbold
Marco Andretti – Andretti
JR Hildebrand – Panther
Dario Franchitti – Ganassi
Alex Tagliani – Sam Schmidt
James Jakes – Dale Coyne

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.