Indy – Honda fica otimista com desenvolvimento do seu motor biturbo

sábado, 4 de janeiro de 2014 às 9:31
James Hinchcliffe

James Hinchcliffe já testou novo motor Honda

A Honda está otimista de que poderá ser competitiva imediatamente com seu novo motor biturbo, apesar da rival Chevrolet já ter dois anos de experiência com tal unidade. A fabricante japonesa, que contava com um propulsor com apenas um turbo compressor, já realizou três testes no final de 2013, dois em Sebring e outro em Fontana.

“Ficamos muito surpresos com a velocidade com que chegamos ao mesmo nível de desempenho com o motor de 2014, que é novo”, disse o diretor técnico da HPD. “Nós começamos com um plano de testes rigoroso. Nós preferimos não ir direto para o item 10 da lista de testes, e sim passo a passo desde o primeiro. Embora o piloto ache que ele não está fazendo muito progresso, nós realmente aprendemos muito com o que está acontecendo”.

“Ficamos satisfeitos com a instalação mecânica do motor e do biturbo. Funcionou como queríamos e saímos da execução com um monte de dados e boa avaliação do piloto”, prosseguiu Roger Griffiths.

Apesar do progresso da Honda, a Chevrolet acredita que sua maior experiência com tal motor representará uma vantagem. “Eu acho que nós temos um bom entendimento da aplicação do biturbo, o que em si será uma vantagem inicialmente”, afirmou Chris Berube, diretor do programa da Indy da marca norte-americana. “A conocrrência empurra os engenheiros visando ganhar uma vantagem competitiva, as coisas são assim. Fica certamente mais emocionante para os fãs”.

Tanto Honda e Chevrolet devem ter seus motores homologados no final deste mês. A temporada inicia no final de março, em St. Petersburg.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.