Indy – Dixon sofre punição e vitória fica com Power em Sonoma

domingo, 25 de agosto de 2013 às 20:22
Will Power

Will Power

Um bom piloto também precisa contar com a sorte para conquistar um título tão importante como o da Formula Indy. Na corrida de hoje, em Sonoma, Califórnia, nos Estados Unidos, a sorte sorriu para o brasileiro Helio Castroneves. Mesmo fazendo uma prova com o rendimento abaixo do esperado, terminando em sétimo, ele contou com uma punição no mínimo polêmica a Scott Dixon, seu maior rival na luta pelo campeonato, e agora abriu ainda mais pontos de distância na liderança, agora são 39.

O acidente ocorreu quando Scott Dixon, que liderava a prova e tinha até uma folga para o segundo colocado Will Power, fez uma parada nos boxes e ao sair acabou atropelando um dos mecânicos da Penske, justamente da equipe de Power. A polêmica, de acordo com os integrantes da equipe Ganassi, gira em torno da posição do acidentado, que segundo eles entrou na linha dos boxes rival quando foi atingido, mas o diretor de prova Beaux Barfield garante que quem invadiu a área do adversário foi o carro número nove. A direção de prova achou melhor punir o piloto neozelandês com um drive-thru, o que acabou o levando às últimas posições.

Tentando se recuperar, Dixon ainda conseguiu ganhar algumas posições favorecido por um dos vários momentos de bandeira amarela durante a prova. Ao final ele saiu de 20º e cruzou a linha de chegada em 15º lugar. “Foi o erro mais gritante que eu já vi em toda a minha vida”, disparou Dixon. “Eu fiz uma linha reta e ele veio em minha direção. Estou muito irritado com isso, pois tivemos um carro forte durante todo o dia”, disse.

Muito irregular durante toda a corrida, diferentemente do que aconteceu no resto da temporada, Helio Castroneves não chegou a figurar de maneira segura nas primeiras colocações e por isso foi premiado com a punição do rival. Enquanto Dixon figurava na primeira colocação, a distância entre os dois na tabela chegou a ficar ínfima, em apenas seis pontos.

Quase fora dos holofotes diante da briga acirrada pela ponta da competição, Will Power venceu a corrida e acabou com um jejum de mais de um ano fora do lugar mais alto do pódio da Indy. Justin Wilson foi o segundo e Dario Franchitti o terceiro. De quebra, Power ajudou o seu companheiro de Penske na luta pelo título. Ele foi o décimo vencedor diferente do ano, o que traduz o equilíbrio no campeonato. Essa marca fica muito perto do recorde de 11 primeiros lugares diferentes no ano de 2001.

Na frente de Castroneves ficaram Marco Andretti (Andretti), Simon Pagenaud (Schmidt) e Ryan Hunter-Reay (Andretti), que se recuperou de um pit stop feito de forma tardia no começo da prova, que o jogou para as últimas posições. Outro brasileiro, Tony Kanaan (KV), tentou uma estratégia diferente após ser punido por um toque em JR Hildebrand (Bryan Herta) e até liderou algumas voltas após o segundo pit stop dos líderes. Mas acabou apenas em 13º, tendo perdido várias posições nas voltas finais, ele que chegou a estar em sétimo após a última relargada.

A corrida teve sete bandeiras amarelas, número altíssimo para um circuito misto. Logo na primeira volta, Charlie Kimball (Ganassi) ficou parado na pista após tocar em Hélio. Na sétima, Wilson rodou após toque de EJ Viso (Andretti). Na 16ª, Simona de Silvestro também rodou atingida por Sebastien Bourdais (Dragon). Na 23ª, Hildebrand foi tocado por Kanaan. Na 30ª volta, James Jakes (Rahal Letterman Lanigan) parou na área de escape, assim como Josef Newgarden (Fisher) na 64ª. Finalizando, restando sete voltas, Kimball foi tocado por Ryan Briscoe (Panther) e depois atingido por Takuma Sato (AJ Foyt) e Ed Carpenter (Carpenter).

A 16ª etapa da F-Indy acontece no próximo domingo, dia 1º de setembro, nas ruas de Baltimore.

Classificação da prova:

Pos. Carro Piloto Voltas
1 12 Will Power 85
2 19 Justin Wilson 85
3 10 Dario Franchitti 85
4 25 Marco Andretti 85
5 77 Simon Pagenaud 85
6 1 Ryan Hunter-Reay 85
7 3 Helio Castroneves 85
8 27 James Hinchcliffe 85
9 78 Simona De Silvestro 85
10 7 Sebastien Bourdais 85
11 15 Graham Rahal 85
12 55 Tristan Vautier 85
13 11 Tony Kanaan 85
14 5 E.J. Viso 85
15 9 Scott Dixon 85
16 98 JR Hildebrand 85
17 4 Ryan Briscoe 85
18 18 James Davison 85
19 20 Ed Carpenter 84
20 83 Charlie Kimball 83
21 6 Sebastian Saavedra 81
22 97 Lucas Luhr 81
23 14 Takuma Sato 67
24 67 Josef Newgarden 56
25 16 James Jakes 28

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.