Indy – Conheça a história do oval de Motegi

quinta-feira, 25 de novembro de 2010 às 20:31

A etapa japonesa em Motegi será a 16ª e penúltima da Formula Indy em 2010. Serão 200 voltas, com largada prevista para a 1h da manhã de sábado para domingo, pelo horário de Brasília. A briga pelo título entre os pilotos da Penske e da Chip Ganassi será a tônica da disputa.

O traçado oval de Motegi

O Japão pode ser considerado como uma das maiores potências mundiais. Tem uma área aproximada de 372.819 km², com uma população aproximada de 127,4 milhões de habitantes. A moeda é o iene, o idioma oficial é o japonês e a capital é Tóquio. O país localiza-se no leste da Ásia, e tem um fuso horário de 12 horas em relação à Brasília.

O país também tem grande tradição em termos automobilísticos, em especial no Motociclismo. Na Formula 1, o país sedia etapas desde 1976, alternando-se entre os circuitos de Monte Fuji, o pioneiro, e Suzuka, o mais marcante. Na Motovelocidade, tem uma etapa no traçado misto de Motegi, que recebe as categorias da Indy desde 1998.

As motos no circuito misto

O Twin Ring Motegi é um autódromo localizado em Motegi, no Japão. Construído pela Honda Motor Company, foi inaugurado em 1998, com 2,493 km (1,549 milha), o traçado oval, e 4,801 km (2,983 milhas), o misto. Motegi tem problemas quanto a visibilidade dos espectadores: o circuito oval atrapalha a visão do misto. Outros problemas estão na acessibilidade ao autódromo e hospedagem.

O autódromo fica a cerca de uma hora e meia da capital Tóquio, na província de Tochigi. O circuito oval tem dez graus de inclinação em suas curvas, um formato diferenciado em relação à maioria dos traçados norte-americanos e tem capacidade para 68 mil espectadores. O clima instável na região sempre traz preocupação para as equipes: como se sabe, não há corrida sob chuva nos ovais.

Alex Zanardi na época da CART

O oval de Motegi fez sua estreia na CART em 1998. Apesar de fazer as poles nos dois primeiros anos com Jimmy Vasser (Ganassi) e com Gil de Ferran (Walker), a montadora japonesa viu a rival Ford obter duas vitórias seguidas com Adrian Fernandez (Patrick). Juan Pablo Montoya (Ganassi) e Helio Castroneves (Penske) largaram na frente em 2000 e 2001, mas os vencedores foram respectivamente Michael Andretti (Newman-Haas) e Kenny Brack (Rahal). Na última corrida disputada sob a chancela da CART, em 2002, Bruno Junqueira (Ganassi) foi soberano com pole e vitória.

Com a ida da Honda para a IRL em 2003, o GP do Japão também mudou de categoria. O primeiro vencedor foi Scott Sharp (Kelley), com Scott Dixon (Ganassi) tendo começado na frente. Dan Wheldon (Andretti-Green) monopolizou a corrida de 2004 e venceu também em 2005, ano em que a pole foi de Sam Hornish Jr. (Penske). Helio Castroneves (Penske) fez as poles de 2006 a 2008, mas só venceu a corrida de 2006, com Tony Kanaan e Danica Patrick (Andretti-Green) vencendo as outras. Dixon fez a pole e venceu em 2009.

Danica Patrick venceu em 2008

Eduardo Behling – 17/09/1-
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