Indy – Cobertura do cockpit poderia ter salvo Wheldon, segundo Mosley
quinta-feira, 20 de outubro de 2011 às 11:25
A morte de Dan Wheldon pode ter acelerado os esforços para encerrar a longa era das corridas com cockpit aberto.
No começo deste ano, em resposta aos incidentes na Fórmula 1 e Fórmula 2 em 2009 envolvendo Felipe Massa e Henry Surtees, a FIA testou coberturas no estilo jato de caça para possível uso no futuro.
Agora, dias depois da morte de Wheldon quando seu carro atingiu a cerca de proteção de cabeça para baixo em Las Vegas, o ex-presidente da FIA, Max Mosley, comentou a idéia da cobertura: “Eu acho que poderia funcionar”.
“Em um cockpit aberto, você sempre corre o risco de objetos atingirem o piloto. A cobertura também pode ajudar se for reforçada com outra barra em coisas como o acidente de Dan Wheldon”, declarou ele à CNN. “Mas isso é algo que precisa de uma investigação cuidadosa”.
Mosley admitiu que um efeito colateral indesejado de uma cobertura do cockpit seria seu efeito aerodinâmico. “Um dos problemas é que provavelmente tornaria o carro mais rápido, o que é exatamente o que não queremos. Mas há outros meios de reduzir a velocidade”.
Outro problema é que coberturas sujas afetariam a visibilidade do piloto, além de poderem impedir que comissários e médicos retirem pilotos feridos em acidentes mais severos. “Tudo isso será analisado por um grupo de trabalho técnico se for concluído que protegeria melhor o piloto”, insistiu Mosley. “O que sei é que temos algumas pessoas bastante inteligentes analisando integralmente esses problemas”.
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