Indy – Castroneves iniciará no dia 12 os treinos para a Indy 500

Indy12-castroneves-rosto350O piloto Helio Castroneves está de volta ao Indianapolis Motor Speedway. A partir deste sábado, 12 de maio, ele e os demais inscritos iniciarão os preparativos para a 96ª edição da Indy 500, a mais importante prova do IZOD IndyCar Series. Recordista brasileiro de vitórias na Indy¹, com 26 triunfos, e detentor de 40 poles² na categoria, Castroneves chega ao centenário circuito de Indiana como o único piloto em atividade capaz de igualar o recorde histórico de vitórias no oval de 2,5 milhas.

Vencedor em 2001, ano de sua estreia no Indianapolis Motor Speedway, e novamente em 2002 e 2009, Castroneves tem à sua frente nesse ranking, com quatro vitórias cada um, A. J. Foyt, Al Unser (Senior) e Rick Mears. Dos detentores de três vitórias, apenas Castroneves continua a disputar a corrida inaugurada em 1911. Fazem parte desse ranking os ex-pilotos Louis Meyer, Wilbur Shaw, Mauri Rose Johnny Rutherford e Bobby Unser. Já dentre os bicampeões, somente Dario Franchitti pode igualar a marca do piloto do Team Penske nesta temporada, mas não superá-lo.

“Tenho duas grandes metas para 2012 em minha carreira na IndyCar. Uma delas é vencer o campeonato, coisa quye nunca consegui, apesar de ter batido ‘na trave’ várias vezes. A outra é vencer a Indy 500 pela quarta vez e ter a honra de inscrever meu nome na lista de maiores vencedores em Indianapolis, ao lado dos ídolos históricos A. J. Foyt, Al Unser e Rick Mears”, disse Castroneves, que tem Rick Mears como seu parceiro de Team Penske, uma vez que o ex-piloto norte-americano é seu spotter nos circuitos ovais.

Em razão do novo chassi Dallara DW12 e, no caso do Team Penske, do motor Chevrolet Biturbo V6 2,4L, Helio Castroneves teve uma pré-temporada de muitos testes e a situação não foi de todo modificada, mesmo após o início do campeonato. Prova disso é que tão logo retornou do Brasil, onde disputou a São Paulo Indy 300 no dia 29 de abril, participou de uma prática no Texas Motor Speedway no dia 8 de maio, derradeira atividade de pista antes do início da programação oficial para a Indy 500.

“Numa temporada em que tudo é novo para a gente, em relação aos ovais a necessidade de buscar informações e soluções é maior ainda porque nossas primeiras quatro corridas foram em circuitos mistos ou de rua. Agora, com a chegada da primeira prova em oval, temos de aproveitar da melhor maneira possível os testes que começam no sábado”, disse o piloto que disputará sua 12ª Indy 500, ressaltando que o kit aerodinâmico desenvolvido pela Dallara se mostrou eficiente nas práticas até aqui realizadas. Além de Castroneves, o Brasil será representado  pór Tony Kanaan, que já disputou a prova por 10 vezes, Ana Beatriz Figueiredo, que vai para sua terceira Indy 500, e o estreante Rubens Barrichello.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.