Indy – Castroneves e Penske registram alta performance

sexta-feira, 23 de março de 2012 às 22:31

indy12-castroneves barber-350Em dia de muito trabalho, mas muito produtivo, Helio Castroneves encerrou o primeiro dia de trabalhos em St. Petersburg com o sexto melhor tempo (ver anexo) dentre os 26 pilotos que participam do Honda Grand Prix of St. Petersburg, primeira de 17 etapas do 2012 IZOD IndyCar Series. A largada está prevista para as 13h30, no horário do Brasil, com transmissão ao vivo da Rede Bandeirantes de Televisão.

O melhor tempo do dia foi assinalado por Will Power, com o Dallara DW12 Chevrolet do Team, em oposição ao melhor desempenho de Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing, na Pratice 1, com motor Honda. Tony Kanaan foi o 8º e Rubens Barrichello fechou o dia em 23º.

No período da manhã, no sentido de aferir pontos específicos do motor Chevrolet, vários pilotos, dentre eles Helio Castroneves, entraram na pista com o propósito de obter dados para a fornecedora de motores. Entre o primeiro e o segundo treinos livres, todos os dados foram reunidos e passados para as equipes, numa forma inédita de trabalho em conjunto e coordenado pela Chevrolet no sentido de ampliar performance. A paridade é evidente, mas a troca de liderança da Ganassi para a Penske, entre uma atividade e outra, pode ser resultado dessa forma de trabalhar.

“No primeiro treino, participamos desse planejamento da Chevrolet e conseguimos estudar alguns pontos importantes. Foi, realmente, um dia duro de trabalho, mas muito produtivo. Digo isso porque estamos com um equipamento novo, é a primeira vez que todas as equipes estão juntas numa mesma condição de disputa, e o Team Penske foi capaz de colocar seus três carros entre os seis primeiros”, disse Castroneves, referindo-se também ao fato de Ryan Briscoe ter completado uma hipotética primeira fila nesta sexta-feira.

“Para sábado, vamos testar alguns detalhes que conseguimos desenvolver e vamos com tudo para o qualifying”, completou o piloto brasileiro, que busca a sua 40ª posição de largada na primeira posição, incluindo até aqui 36 poles efetivamente conquistadas (as que aparecem na estatística da IndyCar) e mais três vezes que assim se posicionou em eventos sem disputa de qualifying, em razão do posicionamento no campeonato nas ocasiões.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.