Indy – Castroneves conquista 20 posições em Sonoma e continua na briga pelo título

domingo, 26 de agosto de 2012 às 22:15
Hélio Castroneves

Hélio Castroneves

Um acidente com Scott Dixon na primeira volta poderia ter acabado com a corrida de Helio Castroneves em Sonoma, neste domingo, mas o brasileiro conseguiu reverter o quadro que se anunciava negativo. Após cair para a 26ª posição, galgou postos de maneira consistente e fechou em 6º a 13ª etapa e antepenúltima etapa do 2012 IZOD IndyCar Series. Esse ganho de 20 posições não somente foi um dos principais destaques da corrida californiana como, principalmente, manteve o piloto do Team Penske na disputa direta pelo título, tendo permanecido no 3º posto da classificação geral.

Castroneves não se intimidou ao perder sua posição original no grid (4º) para Scott Dixon, quando da bandeira verde, partindo para a recuperação ainda na primeira volta. Sua ação foi coroada de êxito, mas os comissários da IndyCar não entenderam da mesma forma, pois os carros se tocaram e o três vezes vencedor da Indy 500 foi considerado responsável pela manobra, que resultou numa rodada do piloto da Chip Ganassi Racing.

Cumprido o Drive Through na volta 3, Castroneves retornou em 21º e caiu mais ainda – para 26º – após o pit da 14ª volta. A partir disso, empreendeu uma estratégia de recuperação e era o 18º no pit da passagem de número 38. Quanto parou para troca de pneus e reabastecimento pela última vez (volta 62), ocupava a 12ª posição. Desse ponto da corrida até a bandeirada final, só evoluiu na classificação e recebeu a bandeirada em 6º.

Em termos de campeonato, as posições finais não se alteraram, pois a liderança continua com Will Power (2º em Sonoma na vitória de Ryan Briscoe, companheiros de Castroneves no Team Penske), seguido por Ryan Hunter-Reay (18º na corrida) e Castroneves.

“Vou ser sincero, não estou feliz com o resultado de hoje. Tinha chances de lutar pela vitória e o acidente da primeira volta, com o Dixon, complicou bastante minha corrida. Não vou discutir se o Drive Through foi correto ou não, mas realmente tenho minhas dúvidas. Para mim foi um lance de corrida, mas isso acontece e, se a gente olhar pelo outro lado, terminar em 6º depois de cair para último, até que foi legal. Continuo firme e forte na briga pelo título. Agora ficou um pouco mais trabalhoso, mas vamos pra cima atrás desse caneco”, garantiu o piloto do Dallara DW12 Chevrolet #3.

A penúltima prova será no próximo domingo, 2 de setembro, no circuito de rua de Baltimore, estando reservadas as emoções da decisão para Fontana, CA, nas 500 milhas do oval Auto Club Speedway, no dia 15 de setembro.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.