Indy – Alex Palou vence em Road America após problema de Newgarden

domingo, 20 de junho de 2021 às 16:14

Alex Palou

Alex Palou, da Chip Ganassi Racing, permaneceu paciente e recebeu a sua recompensa ao conquistar a vitória na etapa de Road América da Fórmula Indy, para tirar a liderança do campeonato de Pato O’Ward.

O espanhol fez alguns movimentos ousados para chegar ao segundo lugar, mas nunca parecia provável que ultrapassasse o líder da corrida de longa data Josef Newgarden, até que o Team Penske Chevrolet entrou em modo de emergência para o sprint final de duas voltas, após uma bandeira amarela tardia que pôs fim às esperanças de vitória do americano.

O desgosto de Newgarden, e a saga sem vitórias da Penske continuando, foi o ganho de Palou, uma vez que está agora 28 pontos à frente de O’Ward no campeonato. Newgarden acabaria por terminar em 21º lugar, dando-lhe uma montanha para escalar se quiser ganhar um terceiro título.

Colton Herta teve uma corrida estável mas fez manobras quando era importante levar para casa o segundo lugar para a Andretti Autosport, enquanto a Penske conseguiu um piloto no pódio como Will Power, que se redimiu depois do seu pesadelo de Detroit.

Scott Dixon ficou preso no meio durante a maior parte da corrida, mas como sempre faz, ele e a Ganassi encontraram uma forma de recuperar lugares e terminar em quarto lugar para continuar a acumular os seus pontos rumo ao segundo semestre do ano.

Os antigos pilotos de Fórmula 1 Romain Grosjean e Marcus Ericsson tiveram sólidos quinto e sexto lugares. Ericsson especialmente foi muito bem em se recuperar de uma rodada para garantir que a Ganassi tivesse três carros nos seis primeiros lugares.

Alexander Rossi finalmente teve uma corrida livre de incidentes ao chegar em sétimo à frente de Takuma Sato, que fez algumas grandes manobras tardias após uma arrojada escolha estratégica que lhe deu pneus muito mais frescos para o sprint final.

O’Ward foi ultrapassado por Sato na última volta, que terminou em nono pela Arrow McLaren SP, enquanto Max Chilton deu a Carlin a sua melhor corrida durante muito tempo num circuito de rua em décimo, beneficiando-se do mesmo jogo de estratégia que Sato.

Dalton Kellett teve grandes problemas mecânicos durante toda a corrida e nunca chegou a ameaçar, enquanto Kevin Magnussen, que liderou as suas primeiras voltas na Indy depois de ter ficado fora dos pits sob bandeira amarela, também teve uma rodada que o levou a abandonar.

A última advertência foi lançada depois de Ed Jones ter tido uma falha no seu carro da Dale Coyne Racing, enquanto a primeira foi causada por Jimmie Johnson.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas/Dif.
1 Alex Palou Chip Ganassi Racing 55 voltas
2 Colton Herta Andretti Autosport +1.910
3 Will Power Team Penske +2.985
4 Scott Dixon Chip Ganassi Racing +3.904
5 Romain Grosjean Dale Coyne Racing +4.713
6 Marcus Ericsson Chip Ganassi Racing +5.180
7 Alexander Rossi Andretti Autosport +7.721
8 Takuma Sato RLL +7.914
9 Pato O’Ward Arrow McLaren SP +9.024
10 Max Chilton Carlin +9.373
11 Graham Rahal RLL +9.802
12 Oliver Askew Ed Carpenter Racing +11.301
13 Ryan Hunter-Reay Andretti Autosport +11.937
14 Scott McLaughlin Team Penske +12.193
15 James Hinchcliffe Andretti Autosport +13.947
16 Sebastien Bourdais A.J Foyt Enterprises +14.116
17 Jack Harvey Meyer Shank Racing +15.594
18 Simon Pagenaud Team Penske +16.461
19 Cody Ware Dale Coyne Racing +16.993
20 Conor Daly Ed Carpenter Racing +17.555
21 Josef Newgarden Team Penske +90.789
22 Jimmie Johnson Chip Ganassi Racing +1 volta
23 Ed Jones Dale Coyne Racing
24 Kevin Magnussen Arrow McLaren SP
25 Dalton Kellett A.J Foyt Enterprises

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.