Indy – A suspensão de um Champ Car

terça-feira, 18 de novembro de 2003 às 13:29

Suspensão de um Champ Car

Um carro fica afastado do chão graças a um complexo conjunto de braços de suspensão, molas, cabos de segurança das rodas e outras peças que conectam o chassi aos quatro pneus. A interação desses componentes é crucial para o bom manejo do modelo.

Como pode se observar na primeira imagem, os carros da Champ Car andam muito próximos do solo – cerca de três polegadas. Por isso, os monopostos da categoria possuem um par de suspensões que permitem apenas um pequeno e suave movimento vertical. Isso para se evitar as quebras de suspensão.

O sistema é projetado para ser rígido, forte e para reagir rapidamente aos movimentos de volante dos pilotos, que comandam um carro muito longe de ser luxuoso e confortável.

A-Arm

A-Arm: Componente da suspensão, este metal conecta os pneus e as rodas ao chassi. São construídos em formato de “A” e instalados em pares em cada roda. Um acima e outro abaixo. É também conhecido como osso de galinha – portanto, o duplo osso de galinha dos monopostos. Com 24 polegadas de extensão, suportam uma pancada de mais de 12 mil libras.

Veja os componentes que formam o complexo da suspensão de um Champ Car:

A – Eixo
B – Disco de freio
C – Braço superior da suspensão (A-Arm)
D – Cabo de segurança
E – Braço inferior da suspensão (A-Arm)
F – Chassis

Conjunto da suspensão

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