Imprevisível, Formula 1 se tornou “estranha” na Espanha, diz Alonso

segunda-feira, 14 de maio de 2012 às 12:33

F112-gp-espanha-primeira-curva615
A temporada imprevisível da Fórmula 1 se tornou simplesmente “estranha” em Barcelona, disse Fernando Alonso após terminar em segundo, atrás de Pastor Maldonado, no domingo.

Anteriormente considerado um mero piloto pagante, Maldonado foi elogiado em Barcelona como “um novo campeão” pelo comentarista Patrick Tambay. Os repórteres mal podiam acreditar que estavam perguntando ao venezuelano se ele é um candidato ao título de 2012, e novamente não acreditaram quando o piloto da Williams respondeu que sim.

“Alguns dos resultados que vimos neste fim de semana parecem muito estranhos”, declarou Alonso.

Mesmo antes da Espanha, havia sido estranho – McLaren, Ferrari, Mercedes e Red Bull dividiram as vitórias, principalmente devido à situação dos pneus, enquanto as equipes tentam entender o produto que a Pirelli está fornecendo. A última vez que cinco pilotos diferentes venceram as cinco primeiras etapas da temporada foi em 1983.

“Em uma corrida, uma equipe está na frente, e então, repentinamente, ela anda em décimo na prova seguinte, portanto é uma situação um pouco estranha”, concordou Kimi Raikkonen, que chegou atrás de Alonso no domingo.

Muitos espectadores estão elogiando a incerteza inédita da Fórmula 1, enquanto os puristas e os engenheiros continuam coçando suas cabeças. Ao ser questionado se está gostando, Alonso admitiu: “Eu não sei. Não sei como responder. Restando sete voltas, eu perdi aderência de repente. Inclusive perguntei no rádio se o carro havia sido danificado”.

Seu compatriota Jaime Alguersuari tem uma visão mais clara. “Esta é a Fórmula 1 mais equilibrada que estamos vendo nos últimos 20 anos, então significa que você realmente vê o trabalho do piloto, principalmente com o gerenciamento dos pneus”, disse ele ao jornal AS. “Do meu ponto de vista, é a melhor Fórmula 1 que temos em muito tempo”.

Entretanto, o bicampeão mundial Sebastian Vettel concorda com Alonso. “Há três semanas, a Williams não estava em lugar nenhum, agora eles estão superando todos”, afirmou ele ao Spox.com. Helmut Marko, da Red Bull, declarou ao jornal Kleine Zeitung: “Se soubéssemos por que, estaríamos muito felizes”.

Alguns acham que a receita mágica é a capacidade de cuidar dos pneus, mas, na Espanha, o melhor piloto da Fórmula 1 nesse aspecto – Jenson Button – estava perdido. “Eu trabalho duro nisso”, disse o inglês, referindo-se ao seu estilo de pilotagem. “Mas, no momento, não está funcionando e não sei por que”.

Nico Rosberg, vencedor em Xangai, acrescentou: “Há duas corridas atrás, estávamos no topo, mas tudo mudou agora. O que está havendo com a Fórmula 1?” questionou ele em relatos de língua alemã.

Contudo, do ponto de vista puramente esportivo, 2012 vem sendo fascinante. “Creio que será uma grande luta até o final, com algumas corridas muito disputadas. Qualquer um pode vencer”, declarou Romain Grosjean, da Lotus, à RMC Sport.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.